Caracterização de Julia Lemmertz e Bruna Marquezine foi pensada para elas ficarem parecidas
A novela Em Família trará para a telinha três fases da nova história deManoel Carlos, ambientadas nos anos 1980, 1990 e 2014. Para isso, as equipes de figurino e caracterização tiveram um grande trabalho antes do início das gravações. Para começar, foi pensado como seria o look de Helena nos diferentes momentos de sua vida, quando é interpretada por Julia Dalavia, Bruna Marquezine e Julia Lemmertz.
Preocupado com a verossimilhança, o supervisor de caracterização Luiz Ferreira quis deixar Bruna e Julia o mais parecidas possível, principalmente nos cabelos. “Procurei levar a Julia Lemmertz e a Bruna Marquezine no mesmo cabeleireiro para dar o mesmo tom do cabelo e até repartirem o cabelo pro mesmo lado. Isso fica no inconsciente. O somatório disso tudo eu garanto que faz a diferença. Você vai dizer ‘está parecido’”, contou ele.
Já na terceira fase da novela, os looks das duas atrizes será mais diferente. Isso porque elas farão mãe e filha. Helena mostrará na telinha um visual casual chique carioca. “Quero colocar uma bolsa de palha, um macacão, tudo que fique muito fluido. A maior característica de Helena é essa, uma casualidade tão simples que é um luxo. Quero botar bastante cor nela porque é Rio de Janeiro no verão”, disse a figurinista Marília Carneiro.
Enquanto isso, Bruna, que fará Luiza na terceira parte da trama, será a menina moderna que mora no Leblon. O figurino contará com sandálias rasteiras, batas, vestidos soltos e short. “Trouxe o figurino da Luiza basicamente de Nova York, com muitos vestidos coloridos, que fica bem para alguém que mora em uma cidade litorânea. Ela será a cara do Leblon e da rua Dias Ferreira”, completou Marília.
Outro visual que vale a pena prestar atenção na telinha será o da fotógrafa Marina (Tainá Müller). “Com a Marina eu posso colocar uma pitadinha rock’n’roll. Procurei as grandes roqueiras para me inspirar. Acho que combina com essa personalidade livre dela”.
Voltando no tempo, para as décadas de 1980 e 1990, a figurinista buscou referência atemporais para o visual dos personagens. “Divido a novela em duas grandes fases, a primeira são os anos 1980 e 1990 e a segunda, os anos 2014. Então é uma novela completamente diferente dentro da outra. Eu pensei muito na luz porque eu vivi muito aquele céu e aquele horizonte de Goiás. São únicos! É uma coisa impressionante”, declarou ela, que investiu em peças com cintura alta, calças desbotadas e ombros levemente marcados.