As manifestações por mudanças, que tiveram seu ápice nos protestos de segunda-feira, 17, foram compartilhadas por vários famosos que resolveram se posicionar contra a ação violenta da Polícia Militar e em favor da causa social.
+ Famosos aparecem com olho roxo em campanha contra violência
As indignações populares foram aderidas por celebridades em grandes momentos da história, como na Guerra do Vietnã, na Guerra do Iraque e aqui no Brasil, mais recentemente, nos protestos contra a construção da Usina de Belo Monte. Muitos, como os casos de George Clooney e Danny Glover, chegaram a se presos por algumas horas.
A revolta pacífica, que marcou boa parte das passeatas dos atuais protestos no País, foi o meio encontrado por John Lennon e Yoko Ono ao se engajarem contra a Guerra do Vietnã, em 1969. O casal ficou por uma semana em uma cama.
+ Gisele Bündchen e Luciano Huck apoiam protestos no Brasil
+ Famosos comentam protestos em São Paulo e Rio de Janeiro
Entre as celebridades nacionais que se manifestaram de alguma forma estão Fernanda Montenegro, Letícia Sabatella,Tony Tamos, Ísis Valverde e Daniela Mercury.
Confira abaixo, com um breve histórico, 15 famosos que já participaram de protestos ao redor do mundo!
1. George Clooney fez uma série de protestos contra o presidente do Sudão, Omar al-Bashir. O ator chegou a ser preso na manifestação em Washington que acusava o chefe de Estado de provocar uma crise humanitária e impedir a chegada de alimentos à região de Nuba, na fronteira com o Sudão do Sul.
2. Martin Sheen, que ficou conhecido por interpretar o presidente Bartlet no seriado The West Wing e o capitão Willard no filme ApocalYpse Now é também famoso pela quantidade de vezes que foi parar atrás das grades. Ele foi preso mais de 60 vezes por protestar a favor dos direitos humanos e causas ambientais.
3. Susan Sarandon: A atriz vencedora do Oscar foi presa numerosas vezes por protestar como ativista política, inclusive contra a Guerra do Vietnã.
4. Danny Glover foi preso com mais 11 pessoas por participar de uma grande manifestação trabalhista em 2010.
5. James Cromwell, que ficou famoso por fazer o filme Babe, o Porquinho Atrapalhado foi presto em 2001 por participar de um protesto a favor dos animais na Virginia. Ele foi solto 5 horas depois.
6. Hayden Panettiere, do seriado Heroes, chamou atenção do mundo por participar de um protesto de surfistas contra a matança de baleias e golfinhos no Japão.
7. Jessica Alba decidiu se manifestar contra a matança de tubarões, mas escolheu demonstrar sua indignação de uma forma um pouco polêmica. Ela espalhou cartazes com a imagem de um tubarão branco em várias propriedades na cidade de Oklahoma.
8. Uma das manifestações mais conhecidas do mundo é o de John Lennon e sua mulher Yoko Ono. O casal fez um protesto pacífico contra a guerra no Vietnã, em 1969. Eles ficaram na cama por uma semana.
9. A atriz Letícia Sabatella se uniu a integrantes de partidos políticos para protestar o governo contra transposição do Rio São Francisco na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
10. Vários famosos apareceram no mesmo vídeo para protestarem contra a construção a usina hidrelétrica de Belo Monte. Além de artistas internacionais, como James Cameron, Sigourney Weaver e Darryl Hanna, astros nacionais como Juliana Paes, Ísis Valverde, Dira Paes, Marcos Palmeira, Murilo Benício e muitos outros também se manifestaram.
11. Fernanda Montenegro beijou uma atriz na boca em protesto contra o deputado federal Marco Feliciano no comando da comissão de Direitos Humanos da Câmara.
12. Tony Ramos liderou a passeata Brasil Sem Armas em Copacabana após a morte da personagem de Vanessa Gerbeli em Mulheres Apaixonadas.
13. Daniela Mercury se uniu na Parada Gay de 2013 para protestar contra a homofobia. "A Constituição aceita todo mundo do jeito que é", disse a cantora, que deu um beijo na namorada Malu Verçosa.