Shakira causou polêmica ao aparecer com os braços à mostra em transmissão na TV iraniana
Mesmo sem querer, Shakira causou polêmica no Irã. De acordo com nota publicada pelo jornal britânico The Guardian nesta quinta-feira (4), imagens da cantora colombiana na Arena Castelão, em Fortaleza, durante a partida entre Espanha e Itália pela Copa das Confederações, exibidas pelo canal estatal Islamic Republic of Iran Broadcasting (IRIB), causaram polêmica no país por mostrar pela primeira vez em rede nacional uma mulher com os braços à mostra, algo impensável na cultura islâmica.
+ Email antigo pode salvar Shakira de processo milionário movido pelo ex-namorado
Segundo o jornal, grupos islâmicos mais conservadores foram duros ao criticar a IRIB por mostrar às famílias iranianas as imagens, consideradas "indecentes" e "não-islâmicas", ao vivo. Normalmente, transmissões esportivas no país são cercadas de restrições e avaliadas por censores. A veiculação da imagem teria pego de surpresa milhares de telespectadores, que rapidamente foram às redes sociais comentar o fato.
No Irã, mulheres normalmente não são autorizadas a irem a estádios para verem jogos de futebol, nem mesmo acompanhadas de seus maridos. Ali Motahari, membro conservador do parlamento local, advertiu a IRIB que tivesse mais cuidado em suas próximas transmissões. Representante da IRIB, Ezatollah Zarghami, comentou que transmitir eventos esportivos no país é mais difícil até do que realizar transmissões de debates eleitorais ao vivo. A declaração gerou grande repercussão na imprensa local.