Ela era a segunda irmã mais velha da família que inspirou a obra teatral e cinematográfica
Maria von Trapp morreu aos 99 anos nesta semana em Vermont, nos Estados Unidos.
Ela era a segunda irmã mais velha da família de cantores Trapp, que serviu de inspiração para a obra Noviça Rebelde. No musical e no filme, ela foi retratada como a personagem Louisa von Trapp.
"Ela era uma pessoa amável, sendo uma das poucas pessoas realmente boas. Não tinha nenhum traço de maldade ou miséria em seu corpo. Acredito que todo mundo que a conhecia concorda com isso", disse Johannes von Trapp, irmão de Maria, para a Associated Press. Embora tenha morrido na terça-feira, 18, a informação só foi confirmada no sábado, 22.
A família tornou-se famosa na Áustria na década de 30 por conta das animadas apresentações musicais. Mas em 1938, perseguida pelo regime nazista, os von Trapp embarcaram para uma turnê pela Europa e Estados Unidos, até chegarem em Vermont no começo de 1940.
Já no continente americano, Maria começou a tocar acordeão e ensinar dança austríaca junto com suas irmãs.
A segundo mulher do pai de Maria von Trapp escreveu um livro sobre a família em 1939, onde contou a história de uma mulher que se casou com um viúvo e ensinou suas sete filhas a amar a música. Este livro foi usado por Rodgers e Hammerstein como base para o musical. Um filme também foi lançado em 1965.