CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Cinema / Problemas de saúde

Michael J. Fox enfrenta as consequências do Mal de Parkinson há 30 anos

O ator contou que tem que lidar com constantes quedas por conta da doença

CARAS Digital Publicado em 03/03/2019, às 17h53 - Atualizado às 17h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Michael J. Fox está trabalhando em um novo livro que fala sobre sua aceitação da doença - Reprodução/ Instagram
Michael J. Fox está trabalhando em um novo livro que fala sobre sua aceitação da doença - Reprodução/ Instagram

Michael J. Fox não está vivendo uma boa fase.

O astro de De Volta Para o Futuro contou à revista The New York Times que desde que foi diagnosticado com Mal de Parkinson, em 1991, enfrenta tremores e contrações.

Recentemente, o ator decidiu passar por uma cirurgia na coluna vertebral para tentar reverter o fato de que estava caindo várias vezes. ''Eu estava tendo esse problema recorrente com a minha medula espinhal. [...] Então, de repente, comecei a cair - muito. Estava ficando ridículo'', disse.

Durante a recuperação, ficou por seis meses em uma cadeira de rodas e passou por intensas sessões de fisioterapia.

Após esse período, Michael ia voltar a atuar, só que teve sua confiança e disposição afetadas por outra queda. ''Eu fraturei meu braço. Acabei recebendo 19 pinos e uma placa'', revelou.

Por fim, o intérprete alcançou a aceitação de sua condição, apesar das dificuldades. ''Eu fiz as pazes com a minha doença. [...] Quando comecei a lidar com os efeitos da cirurgia na coluna, percebi: 'Uau, isso aqui pode ser muito pior do que eu imaginava''', mencionou.

A batalha contra a doença degenerativa inspiraram a criação de uma fundação que já arrecadou US$800 milhões (cerca de R$3 bilhões) no combate a algo que ele acredita ter cura.

''Ainda acredito na cura. Por muito tempo, a [droga usada para tratar os sintomas] Sinemet L-dopa 9 era o tratamento padrão, era tudo o que a gente tinha, [...] mas havia efeitos colaterais. Existe um novo remédio aprovado que é uma espécie de inalante para quando você paralisa'', anunciou.

Além disso, contou que ter a enfermidade teve um lado bom em sua vida. ''De certa forma, o Parkinson me fez focar na carreira. Vi que tinha coisas maiores do que ser um astro de rock'', explicou.

''O Parkinson para mim é como meu ativismo, é quem eu sou'', concluiu.