CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Carnaval / Folia

Gracyanne Barbosa pronta para desfilar na Mangueira após três anos longe da escola

Gracyanne Barbosa sonha com a possibilidade de comandar um programa de esportes e diz que não se arrepende de ter recusado convite para participar de 'A Fazenda'."Não é a minha cara"

Redação Publicado em 06/02/2013, às 15h38 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gracyanne Barbosa - Renato Velasco
Gracyanne Barbosa - Renato Velasco

Quando foi escolhida para ser rainha de bateria da Mangueira, em 2008, Gracyanne Barbosa (30) realizou um sonho comum ao de muitas passistas que tem paixão pelo samba e pela verde e rosa.  Agora, a mulher do cantor Belo (38) acalenta outro desejo. “Vou desfilar grávida em 2014”, afirma. “É uma vontade do Belo há muito tempo”, completa, ressaltando que está com agenda programada para engravidar a partir de agosto.

Gracyanne está feliz. Afinal, está de volta à Mangueira após três anos afastada da Escola. Retornar ao posto tem um sabor especial para ela. “Pra mim, é um presente voltar para a escola que é do meu coração. Eu me sinto abraçada”, agradece.

O corpo de 1m74 de altura e 68 quilos, moldado em muitas horas de malhação está pronto para atravessar o Sambódromo na segunda-feira de carnaval. Ao contrário de suas concorrentes, Gracyanne garante que diminui o ritmo dos exercícios para se entregar por inteiro aos ensaios e eventos da Escola. A dançarina e modelo recebeu CARAS Online na quadra da Mangueira, no Rio, a menos de uma semana de sua apresentação na Marquês de Sapucaí e falou sobre seu desejo de ser mãe, do casamento com Belo e de sua dedicação à comunidade mangueirense.

O segredo é a alimentação

Para Gracyanne, uma rainha tem que participar da escola, não apenas nos ensaios ou na Sapucaí, mas no dia a dia. “Aqui na Mangueira sempre tem alguém na quadra fazendo alguma coisa, então é legal ter esse entrosamento com a comunidade”, explica. Entrosamento que a faz, mesmo sem saber cozinhar, por a mão na massa e ajudar a preparar a feijoada da agremiação. “Cozinho mal, não como sal, então não boto sal e nem sei botar. Acabo cozinhando uma comida que é pra mim, que ninguém vai gostar. Às vezes, até tento, mas nunca fui boa”, confessa. O segredo da ótima forma, segundo ela, é a alimentação. A rainha de bateria come de três em três horas, sempre uma proteína magra (frango ou clara de ovo que, pasmem, é o que ela mais gosta), com carboidrato integral, salada à vontade e legumes, no almoço e jantar. No lanche, prefere frutas, pão integral com peito de peru ou até um suplemento alimentar, como o whey protein. Como faz essa dieta há muitos anos, Gracyanne já não tem paladar para guloseimas que os simples mortais adoram, como pizza, sorvete, etc. “Não fico com vontade. Às vezes, estou em algum lugar, tem alguma comiga cheirosa e dá vontade, aí me libero. É difícil, mas... Quando comecei a fazer dieta, no final de semana sempre comia pizza, sorvete, mas depois de tanto tempo fazendo, acostumei e o paladar passa a não aceitar mais essas coisas”, ressalta. Até o marido entrou na dieta, há quatro meses, apesar de não ser tão regrado. “Mas ele está me surpreendendo, porque não tem comido doce, que comia todos os dias. Foi uma cadeia, ele parou de fumar, se sentiu melhor, começou a malhar e, agora, a dieta. Está com a autoestima lá em cima”, revela a modelo.

Na contramãodas concorrentes

Ao contrário de suas concorrentes de Avenida, Gracyanne jura que diminui o ritmo da rotina de malhação. Para ela, é melhor chegar bem no carnaval e se preocupar com ensaios e eventos, do que correr atrás do corpo bonito em cima da hora. "Continuo fazendo dieta e massagem relaxante, que também faço o ano todo, mas tento fazer mais, porque estou sempre com a perna e o pé doendo. Aproveito essa época para trabalhar. Acabo malhando um pouco menos, até pra não me machucar", explica. Normalmente, faz musculação com a ajuda de um personal trainer, três vezes por semana e exercício aeróbico todo dia, durante uma hora. “Só nessa época do carnaval que paro de fazer, porque já tem o samba e emagreço tudo o que quero na quadra. Quando estou com tempo, faço dança também, salsa, lambaeróbica, mas agora não tenho feito nada disso (risos).Há pouco tempo, comecei a jogar tênis”, enumera.

Balzaquiana sem crise

Gracyanne não teve crise dos 30 e não tem medo de envelhecer. “Sempre fui meio velha, minha mãe e Belo falam. Sou muito correta, caxias, toda organizada, chata. Agora a idade está condizendo com a minha personalidade (risos). O que que quero é envelhecer com saúde. Tem que viver bem, chegar aos 60, 70 anos podendo fazer de tudo, como vejo pessoas caminhando na praia, na academia, praticando esportes. Ter rugas e ficar flácida é inevitável pra todo mundo”, fala.

Foco para ser mãe

É com orgulho que Gracyanne fala do apoio que recebe do marido. “Ele me incentiva, adora carnaval, participa até da criação da fantasia, do vestido, dá palpite. Ele tem ciúmes de coisas do cotidiano, mas do trabalho não. Se vou malhar,  ele quer saber com quem falei, ou com quem estava falando ao telefone”, entrega Gracyanne. Ela também entende o trabalho do marido. “Quase não o acompanho nos shows. Às vezes, estou em algum evento, mas mesmo quando estou em casa, não vou. É o trabalho dele e é o momento dele, é o Belo como artista. Adoro ver o show como fã, mas é o momento das fãs curtirem, elas ficam intimidadas quando estou. Veem aquela mulher grandona e pensam que vou ficar chateada”, diverte-se. Frequentemente convidada para posar nua, ela não pensa nessa possibilidade novamente. O foco agora é ser mãe. “Não combina. Muita gente pergunta se não quero engravidar por causa do corpo e não é isso, porque o corpo volta. Questionava se seria responsável o suficiente. É uma vida que vai depender de mim, é uma coisa muito mais séria que só o corpo. Agora me sinto muito mais responsável”, revela.

O sonho de apresentar um programa de esportes

Gracyanne começou carreira como dançarina do grupo Tchakabum aos 16 anos, fez faculdade de direito, mas nunca exerceu a profissão, posou nua duas vezes e, ano passado atuou em Betty, a Feia, da Record. Mas o sonho da rainda de bateria é ser apresentadora de um programa esportivo. “Lógico que muitas coisas aconteceram na minha vida sem imaginar e agarro com todas as forças. Mas o que tem mais a ver comigo é um programa de esportes, de bem estar, isso sim eu gostaria de fazer”, declara. Cotada mais uma vez para entrar em A Fazenda, a ex-dançarina não pensa em aceitar a proposta. “Não iria pra um reality, quando pintou o convite tinha uns valores que eram uma tentação. Mas fiz bem de não ter ido, não é a minha cara, é muito complicado ficar ali 24 horas sendo vista, é uma grande exposição. Não sei se teria coragem, não gostaria de participar, se aceitar um dia é pelo lado financeiro”, assume.