Em entrevista à CARAS Brasil, o ortopedista Luiz Felipe Thome Azevedo Marques ressalta a importância dos exercícios físicos para a qualidade de vida
Publicado em 20/06/2024, às 15h30
Independente da idade, há ocasiões em que sentimos dores musculares ou articulares em partes do corpo. Os exercícios e atividades físicas indicadas podem ser grandes aliados para ajudar a melhorar esse quadro, e, consequentemente, trazer uma melhor qualidade de vida.
De acordo com o ortopedista Luiz Felipe Thome Azevedo Marques, estudos comprovam que a prática de exercícios físicos podem trazer melhorias para as dores do corpo e para a vida, no dia a dia. "Cada vez mais estudos evidenciam benefícios para uma melhor de qualidade de vida e melhora das dores musculares e articulares nos praticantes de atividades físicas."
O especialista em ortopedia ainda explica, em entrevista à CARAS Brasil, que existem exercícios e atividades indicados para as diferentes idades. "Para pessoas mais jovens, a musculação sempre é indicada, mas o ideal é que se realize atividades que gerem prazer, fazendo com que facilite a frequência de sua realização."
Leia também: Por que as dores nas articulações pioram em dias frios? Veja entrevista e saiba mais
Ele acrescenta ao dizer que, pessoas mais maduras que possuem restrições médicas, não devem fazer exercícios que tenham uma carga mais pesada ou apresentem grandes impactos. Para além disso, a população idosa pode praticar as mesmas atividades que os mais jovens, seguindo um bom planejamento para manter a rotina saudável.
"[Já] para os pacientes da terceira idade o mais indicado é realização de musculação e quando o paciente tiver restrições para impacto e sobrecargas, atividades na piscina, como natação e hidroginástica; e pilates e caminhadas", acrescenta ele, que ainda frisa a importância da prática dos esportes na terceira idade. "É muito importante para se conseguir chegar nas idades mais avançadas com boa condição física e mental."
Ver essa foto no Instagram