CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Bem-estar e Saúde / É COMUM?

Quais efeitos colaterais Vera Viel pode sofrer com a radioterapia? Médico explica

Em entrevista à CARAS Brasil, o oncologista Jorge Abissamra esclarece possíveis efeitos colaterais da radioterapia e analisa caso de Vera Viel

Jorge Abissamra
por Jorge Abissamra

Publicado em 14/11/2024, às 18h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vera Viel se recupera da retirada de um sarcoma sinovial na coxa esquerda - Foto: Reprodução/Instagram
Vera Viel se recupera da retirada de um sarcoma sinovial na coxa esquerda - Foto: Reprodução/Instagram

Nesta semana, a modelo Vera Viel (49) iniciou mais um processo em sua busca pela cura. Após ser diagnosticada com sarcoma sinovial, um tipo raro de câncer, ela está passando por sessões de radioterapia. Em entrevista à CARAS Brasil, o oncologista Jorge Abissamra Filho explica sobre essa nova fase do tratamento e fala sobre efeitos colaterais.  

Nas redes sociais, Vera Viel comentou que não está se sentindo muito mal com a radioterapia, por ela apresentar menos efeitos colaterais que a quimioterapia, mas afirmou: "Eu já comecei a sentir ontem que é fadiga, cansaço e principalmente a pele, tem que cuidar muito da pele". 

O Dr. Jorge Abissamra explica que essa fase no tratamento da esposa de Rodrigo Faro (51) se chama adjuvante. E tem como intuito consolidar o tratamento cirúrgico, ou seja, para respaldar a cirurgia que foi retirada e destruir alguma célula tumoral que possa ter sobrado depois do procedimento cirúrgico.

"A gente opera aquilo que a gente enxerga, então se escapou alguma célula ali e naquela topografia, naquela região, a radioterapia tem o objetivo de destruir essas células e diminuir as chances da doença voltar, ela tem proposta de aumentar as chances de cura, por isso ela é considerada como adjuvante", declara. 

Vera Viel esperou algum tempo após a cirurgia para iniciar essa nova fase do tratamento, o especialista explica: "A gente não pode fazer radioterapia quando está em processo de cicatrização, o procedimento cirúrgico, porque ela pode dar queimaduras da pele, deixar a pele mais sensível, mais ressecada e facilitar alguma infecção".

O oncologista avalia sobre os efeitos colaterais da radioterapia: "De principal efeito ela pode dar uma queimadura local, por isso que é importante que o procedimento cirúrgico já esteja bem cicatrizado. Na maioria dos casos ela não dá efeitos, mas quando dá são efeitos locais relacionados a queimaduras locais, está podendo trazer dor, bolhas e facilitar o quadro infeccioso", finaliza

Leia mais em:Vera Viel se prepara para começar radioterapia e médico faz alerta para cuidados

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DE VERA VIEL NAS REDES SOCIAIS: