Após Faustão passar por transplante de coração, médicos se pronunciam; veja
O apresentador Fausto Silva, o Faustão, está na UTI do Hospital Israelita Albert Einstein após a realização da cirurgia de transplante cardíaco efetuada na tarde deste domingo, 27. Ao todo, o apresentador foi operado por duas horas e meia.
De acordo com o primeiro boletim médico, o procedimento foi um sucesso. Faustão deverá ficar em observação nas próximas horas, quando será possível avaliar o sucesso do transplante. Ele é assistido pela equipe médica coordenada pelos profissionais Fernando Bacal eMiguel Cedoroglo Neto.
Leia também:Conheça os médicos que estão cuidando de Faustão em internação
"O Einstein foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo na madrugada de hoje, quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B. A cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de 2h30. O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição", diz o comunicado publicado pela Folha de S. Paulo.
Faustão está internado desde 5 de agosto em estado delicado. Ao longo dos últimos dias, o apresentador enfrentou uma piora em seu quadro clínico. Como está realizado diálise e faz medicações para o controle do bombeamento do sangue pelo organismo, o apresentador ganhou prioridade na fila de acordo com os critérios do SUS. Faustão está com 73 anos.
João Guilherme Silva usou as redes sociais na tarde desta quinta-feira, 24, para agradecer as mensagens de apoio e as orações para seu pai, o apresentador Fausto Silva, de 73 anos, que está na fila de transplante de coração.
"Galera, essa mensagem aqui é para agradecer todos vocês por todas as mensagens que vocês mandaram, pelas orações, eu fiquei impressionado com a mobilização de todos vocês e isso dá muito orgulho para a gente. E queria dizer também para vocês que ele está bem, estamos na luta, todo mundo com muita esperança e certeza que vai dar tudo certo. Vamos para a luta, galera!", disse o jovem de 19 anos no vídeo.
Heron Rached, médico especialista em cardiologia, explica à CARAS Brasil que o passo inicial para a cirurgia que Faustão fará é uma avaliação detalhada e multidisciplinar do paciente que receberá o órgão. "A fim de afastar algumas doenças associadas que poderiam comprometer o sucesso do procedimento, dentre elas as neoplasias, infecções sistêmicas e doenças demenciais."
Leia também:O que é insuficiência cardíaca? Entenda quadro que levou Faustão ao hospital
Em seguida, o paciente é submetido a testes cardiopulmonares e cateterismo cardíaco, e ainda uma avaliação imunológica para identificar o perfil do doador. "Se for eleito para o transplante cardíaco o paciente entrará numa fila de espera que priorizará a ordem de chagada, a gravidade de cada caso e a compatibilidade com o coração do doador."