Em entrevista à CARAS Brasil, o reumatologista Fabio Jennings explica quais os principais tratamentos da fibromialgia, doença que atinge Dani Valente
Publicado em 27/01/2025, às 15h45
Atriz de programas como Malhação(Globo) e Zorra Total(Globo), Dani Valente(47) já convive com o diagnóstico de fibromialgia há anos. Morando nos Estados Unidos, a nora de Marília Gabriela (76) falou pela primeira vez sobre a doença autoimune em 2017 e, à época, já revelou estar fazendo o tratamento.
Em entrevista à CARAS Brasil, o médico reumatologista Fabio Jennings explica que a doença que atinge Dani Valente, caracterizada "por dor crônica difusa sem fenômenos inflamatórios e/ou autoimunes associados", pode ser tratada através de medicamentos e de atitudes no dia a dia.
"O tratamento medicamentoso é por meio de analgésicos comuns, relaxantes musculares, antidepressivos que aumentam os níveis de serotonina e anticonvulsivantes (como a pregabalina). Esses medicamentos podem ser usados cronicamente para o controle dos sintomas de dor e do sono, principalmente", explica.
Leia também: Médico explica doença de Dani Valente, nora de Marília Gabriela: 'Dor crônica'
"Os medicamentos são importantes, mas não fundamentais no tratamento. É importante que o paciente tenha foco nos tratamentos não medicamentosos", acrescenta o especialista. Confira abaixo uma lista de atitudes que fazem parte do tratamento não relacionado ao uso de remédios:
"A decisão do melhor tratamento deve ser compartilhada entre o reumatologista e o paciente de forma que atenda as individualidades de cada caso", completa o médico, que também afirma que a doença não possui graves complicações.
Leia mais em: Marília Gabriela flagra nora, Dani Valente, em momento raro: 'Que sorte'
Ver essa foto no Instagram