Em entrevista à CARAS Brasil, a pneumologista Maria Cecília Maiorano analisa o vício em cigarros de Delma, participante do BBB 25
Publicado em 29/01/2025, às 14h15
Participante do BBB 25, Joselma(54), chamada também pelos brothers de dona Delma, revelou que enfrenta um vício em cigarros. Apesar de ter reduzido o consumo na casa mais vigiada do Brasil, a passagem pelo reality pode influenciar em seu tabagismo.
Em entrevista à CARAS Brasil, a médica pneumologista Maria Cecília Maiorano explica que Delma pode sofrer alguns gatilhos em relação ao seu vício durante o confinamento no BBB. Isso pode acontecer em festas, ou até mesmo em momentos de nervosismo e estresse.
"O ambiente social, como festas e grupos de amigos, pode influenciar no vício do cigarro", afirma a especialista. "O estresse também funciona como um gatilho, e o consumo de álcool nesses contextos frequentemente estimula o tabagismo."
Leia também: Médica alerta riscos do vício de Delma, do BBB: 'Desenvolvimento de vários tipos de câncer'
Guilherme (27), genro de Delma, contou em conversa com os colegas de confinamento que a sogra já chegou a fumar 40 cigarros enquanto bebia. A médica também diz que estar em um ambiente com outras pessoas fumando pode influenciar. "Pode incentivar ainda mais o consumo, reforçando o ciclo do vício", acrescenta.
Maiorano também diz que a idade pode intensificar riscos que o vício em cigarros trás. Além disso, o tempo de exposição ao tabaco também é um fator negativo para a saúde de quem fuma. "A idade é um fator que intensifica os riscos associados ao tabagismo. Isso ocorre porque os efeitos prejudiciais do cigarro são cumulativos: quanto mais tempo de exposição ao tabaco, maior o impacto no organismo."
Leia mais em: Só isso? Eliminados do BBB, saiba quanto Edy e Raissa faturavam em circo
Ver essa foto no Instagram