Preta Gil ficou internada em um hospital em Salvador, na Bahia, com quadro de infecção urinária
Publicado em 15/03/2025, às 18h50 - Atualizado em 16/03/2025, às 12h05
Internada no Hospital Aliança Star, em Salvador, com quadro de infecção urinária, Preta Gil (50) recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cinco dias de tratamento, na quinta-feira, 13. Ela foi levada para um quarto na unidade médica e seguiu recebendo cuidados até sexta, 14.
CARAS Brasil conversa com o Dr. Octavio Campos, médico urologista dos principais hospitais de São Paulo, para entender o motivo de a cantora ainda precisar ficar no quarto por determinado tempo. Segundo o especialista, o controle da infecção é necessário.
"Mesmo após deixar a UTI, Preta Gil segue internada pode se dever ao fato de que, mesmo controlada a infecção urinária, o organismo precisa de tempo para se recuperar completamente dos efeitos da doença. Em casos onde o quadro se agrava, a infecção pode gerar inflamação sistêmica e até evoluir para complicações mais graves, como a septicemia, o que demanda um acompanhamento prolongado e intensivo mesmo após a estabilização inicial", explica.
"Embora infecções urinárias sejam relativamente comuns e, se tratadas precocemente, apresentem bom prognóstico, a evolução para quadros mais severos não é incomum, especialmente em pacientes com fatores de risco ou em situações onde a infecção se espalha", complementa o urologista.
Campos ressalta que a alta só deve ser dada mediante ao quadro clínico completamente restaurado. Mesmo assim, o tratamento deve seguir em casa e pode incluir o uso continuado de medicamentos receitados pelo médico responsável pelo paciente.
"Por isso, mesmo após a alta total e a saída do hospital, é fundamental que o paciente siga rigorosamente as recomendações médicas – que podem incluir o uso continuado de antibióticos, a realização de exames de acompanhamento, uma ótima hidratação e mudanças no estilo de vida – para prevenir a reincidência, que não é comum, mas pode acontecer e garantir uma recuperação completa", finaliza.
Neste sábado, 15, a cantora fez sua primeira aparição nas redes sociais após receber alta médica total. Ela lamentou que a infecão urinária será um problema recorrente para o quadro dela. "Primeiro, eu estou com a sonda, né? Então, a sonda já é um lugar que acumula muita bactéria e foi o que aconteceu comigo. Peguei uma bactéria, fui para o hospital correndo aqui em Salvador, eles foram bem ágeis assim no diagnóstico, comecei a tomar antibiótico rapidamente"
VEJA PUBLICAÇÃO RECENTE DE PRETA GIL:
Ver essa foto no Instagram