Certamente, a Margarida de Vidas em Jogo é um marco na trajetória artística de Amandha Lee (33). Com dez anos de carreira e cerca de dezoito personagens na televisão e no teatro, a atriz, que engordou quinze quilos para o papel, aprendeu muito mais do que os cuidados com o corpo, dieta e exercícios. Amandha enxergou além e viu em Margarida um exemplo de autoestima e valores pessoais – principalmente que é possível encontrar a felicidade independente da forma física.
Hoje, cerca de quatro meses após o início dos cuidados que a trouxeram novamente ao seu peso, Amandha irradia felicidade e realização, tanto com o trabalho quanto com a boa forma, e exalta a reconquista das curvas impecáveis. “Estou mais feliz com o meu corpo agora do que antes”, afirma a mamãe de Rafaela (2), fruto do seu casamento com Nalbert (38).
Em entrevista exclusiva à CARAS Online, Amandha fala de superação, dos estereótipos impostos pela sociedade, dos aprendizados com a personagem e como a maturidade adquirida com a maternidade ajudou na composição de Margarida.
- Quantos quilos engordou ao todo?
- Engordei uns 15 quilos. Foi uma personagem que exigiu muito de mim, pois mexe muito com a vaidade, e aprendi muito com a Margarida. Tive que deixar a vaidade de lado para interpretá-la, foi algo diferente engordar e ir contra os estereótipos. Foram muitas descobertas e pesquisas para chegar ao arquétipo da personagem. A Margarida me mostrou que essa coisa da vaidade é algo muito pequeno, que há coisas muito maiores na vida do que ficar em torno do belo e me ajudou a achar a felicidade dentro de mim, mesmo sem ser magra. Nunca tive problemas com meu corpo e estou mais feliz com ele agora do que antes.
- Como fez para engordar e o que foi mais difícil nesse período?
- No período em que engordei, diminui a intensidade dos exercícios porque meu metabolismo é muito acelerado, mas não parei de me exercitar. O mais difícil não foi engordar ou emagrecer, e sim manter o peso gordo. Engordei de forma super saudável: com ajuda de um especialista, reeducação alimentar e exercícios físicos diariamente. Me cuidei muito, principalmente nesse processo de emagrecimento rápido no fim da novela. Se eu não tivesse feito tudo corretamente, não teria conseguido emagrecer rápido para as gravações.
- Quantos quilos já perdeu e em quanto tempo?
- Já perdi mais do que esses quinze quilos em três ou quatro meses e voltei às minhas medidas normais.
- Como você fez para emagrecer?
- Alimentação e atividade física. Faço balé e malho com preparador físico todos os dias e jogo futevôlei duas vezes por semana.
- Agora está feliz com o corpo?
- Muito! Está tudo em ordem, tudo onde estava.
- Teve medo de não conseguir emagrecer?
Não. Eu topei essa personagem porque sabia que voltaria ao peso normal. Primeiro porque não tenho tendência a engordar, meu metabolismo é muito acelerado, e também por causa do acompanhamento médico. Eu vim de uma maternidade plena e os valores e pontos de vistas mudam com uma experiência como essa. Eu precisava de um trabalho que me instigasse muito e a Margarida foi esse mergulho profundo, meu grande desafio. Eu sempre digo que nós, atores, raramente precisaremos fazer análise, porque os papéis já nos proporcionam essa reflexão e aprendizado, basta levar isso para toda a vida.
- Em algum dia não conseguiu emagrecer e ficou triste?
- Em nenhum momento. Eu sabia que isso era o trabalho arriscado, mas eu fui de olhos fechados. Acho que tudo na vida é foco, é meta. Se você tem um objetivo, não tem como não alcançá-lo. Em nenhum momento passou pela minha cabeça que eu não ia voltar para o peso e emagreci do modo que imaginei que seria quando aceitei o papel.
- Em entrevista a CARAS Online antes do início da novela, você disse que o gordinho tem que ter algo a mais para ser atrativo. Apesar de ser casada, você sofreu com isso em algum momento, se sentiu indesejada?
- A Margarida me ensinou que não precisa viver em prol de uma sociedade e do que ela impõe, como ser magro, lindo e maravilhoso. Nem todas as pessoas que estão acima do peso deixam de ser saudáveis. Conheci muitas Margaridas que não se encaixam nos padrões da sociedade, mas que são extremamente felizes. Aprendi que a felicidade está dentro de si. Quando você tem boa autoestima, nada disso te atinge. O gordinho já foge do padrão da sociedade, por isso ele tem que ser ‘o mais alguma coisa’, seja o mais inteligente ou o mais engraçado, mas só se ele quiser preencher esses requisitos da sociedade. Sempre brinco dizendo que o Nalbert tem a mesma mulher, mas de formas diferentes: cabelo comprido, curto, loira, morena e até gordinha e magrinha. Digo que eu era uma gordinha sexy e cheirosa [risos].
- Como ficou sua autoestima nesse período?
- Sempre lá no céu, porque se a gente não se gostar e se achar bela, quem vai? Além disso, eu estava muito feliz e realizada com o trabalho. Em parte, você aprende isso com a maternidade, ela te traz essa maturidade.
- Qual foi o principal aprendizado com essa personagem em relação à forma física?
- Amor próprio e autoestima.
- Você costumava fazer dieta antes da personagem ou mantinha o peso sem precisar de muito esforço?
- Eu sempre mantive boa alimentação e bastante exercício físico, além de não ter tendência para engordar, então eu não precisava fazer dieta.
- Você acha que a dieta pós-personagem te ajudou na educação alimentar da sua vida pessoal?
- Sempre me alimentei super bem, escolhendo bons alimentos, mas nunca tinha ido a um especialista e estou amando, descobrindo combinações de alimentos. E para uma pessoa que gosta de praticar exercícios, é preciso mais do que nunca escolher os alimentos certos, para evitar cãibras e coisas do tipo.
- O que vai fazer com as roupas que comprou quando estava no auge do sobrepeso?
- Eu já doei todas antes de acabar a novela, porque do meio ao fim da trama eu comecei a emagrecer e já ia doando o que ficava grande. Comprei pouca coisa, só peças básicas, porque não dava para cair na pira de renovar meu guarda-roupa todo para plus size e depois voltar com as roupas de antes. É uma sensação incrível emagrecer e ver que as coisas estão ficando grandes de novo. Tinha roupa que antes da Margarida ficava justa e agora fica larga.
- Aprendeu algum prato legal com a Margarida, principalmente por ela ser cozinheira?
Aprendi a fazer carne seca com a farofinha do Ceará, aprendi o tempo certo de macaxeira frita e aprendi sobremesas, como queijo coalho com goiabada e baião de dois. Eu adoro cozinhar, vira e mexe faço algo na cozinha. No laboratório para a novela, fiz um baião de dois para todo o elenco e eles aprovaram, ficou uma delícia.
- Qual desafio você pensa encontrar em um próximo personagem?
- Eu não me preocupo muito com o que vou encontrar, meu foco é deixar uma boa mensagem para quem está assistindo à novela, ajudar as pessoas de alguma forma que passam pelo mesmo problema que meu personagem. Deixar uma boa mensagem e ajudar, esse é meu ofício. Estou todos os dias na casa das pessoas e quero que essa mensagem sirva para elas pensarem e viverem melhor.