Saiba mais sobre o exercícios que pode substituir a musculação sem perder o tônus muscular
Mania entre os famosos, como as atrizes Isis Valverde e Fernanda Souza, o aeropilates vem ganhando cada vez mais espaço nas academias.
Uma mistura entre acrobacias com pilates, para quem observa parece uma brincadeira de criança, mas a técnica exige muito do corpo.
"É necessário equilíbrio, bastante força, flexibilidade de abdômen e membros superiores. É preciso ter preparo muscular", diz a fisioterapeuta e professora Lia Mara Leitão, da 'Clínica Poliana Pilates'.
Os exercícios são realizados em tecidos suspensos, onde a gravidade é o maior desafio dos participantes. "O aeropilates pode ser realizado por qualquer pessoa, da criança ao idoso. Aliás, vale ressaltar, que a técnica auxilia os idosos no equilíbrio e na coordenação. Só não é indicado para quem tem lesões na coluna ou nos membros. Para gestantes e pessoas com labirintite, as aulas são adaptadas", afirma.
Lia ressalta que a prática é uma ótima alternativa para quem quer substituir a musculação sem perder o tônus muscular. "O ideal é praticar o aeropilates pelo menos duas vezes na semana – as aulas duram uma hora. Depois de alguns meses é possível substituir a gordura corporal por músculos, mas sem exagero. O aeropilates deixa a musculatura bem definida".
Por se tratar de uma técnica perigosa, ela só deve ser ministrado por um profissional de fisioterapia ou educação física.