CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Céline Dion revela costelas quebradas por conta de doença rara

Céline Dion se emocionou ao falar de síndrome rara em programa de TV; artista detalhou os efeitos sobre sua voz e sobre a coordenação motora

Rafaela Dionello, sob supervisão de Priscilla Comoti
por Rafaela Dionello, sob supervisão de Priscilla Comoti
[email protected]

Publicado em 07/06/2024, às 14h46 - Atualizado às 15h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Céline Dion - Foto: Reprodução / Today Show
Céline Dion - Foto: Reprodução / Today Show

A cantora Céline Dion se abriu sobre a Síndrome da Pessoa Rígida, doença rara com a qual a diva foi diagnosticada em dezembro de 2022. Em uma prévia de sua entrevista ao Today Show, que irá ao ar no próximo dia 11 de junho, a artista detalhou as dificuldades de conviver com a condição rara.

No trecho, exibido nesta sexta-feira, 07,  a voz de "My Heart Will Go Own" desabafou sobre a força dos espasmos musculares causados pela condição: "Eu cheguei a quebrar costelas em um determinado ponto. Às vezes, quando [a doença] é muito grave, pode quebrar algumas costelas".

De acordo com a artista, além de afetar suas funções motoras e neurológicas, ela teria sofrido danos, também, nos músculos necessários para cantar: “É como se alguém estivesse estrangulando você. É como se alguém estivesse empurrando sua laringe e faringe quando ela sofre um espasmo”, detalhou.

Ela contou que se sente constantemente incapacitada de cantar. "Era como falar e não oder subir ou descer [o tom]", afirmou a artista que aos poucos tem retomado os compromissos profissionais e públicos após o período mais crítico.

Céline Dion também se emocionou ao falar dos efeitos motores da síndrome. “Parece que, se eu apontar meus pés, eles permanecerão [parados] (...) Ou, se eu for cozinhar – porque adoro cozinhar – meus dedos, minhas mãos, ficarão paradas", afirmou ela.

Ela também contou que pode ter lesões abdominais, na coluna e nas costelas, que muitas vezes se quebram. "Infelizmente, esses espasmos afetam todos os aspectos da minha vida diária... às vezes causando dificuldades quando ando e não me permitindo usar as cordas vocais para cantar como estou acostumada."

A Síndrome da Pessoa Rígida (Stiff-Person Syndrome, em inglês) é uma condição neurológica que se manifesta principalmente através de espasmos musculares dolorosos e rigidez muscular. A SPR afeta duas a três vezes mais mulheres do que homens.

Ela também falou sobre o assunto em conversa com a Vogue França, em abril."Essa resposta pode ser muito simples. Está tudo bem, mas dá muito trabalho. É um dia de cada vez", declarou, Céline disse esperar por milagre com as pesquisas científicas. "Ela ainda está em mim e para sempre. Encontraremos um milagre, uma maneira de cura com pesquisas científicas, mas tenho que aprender a conviver com isso. Então, essa sou eu, com a síndrome da pessoa rígida", contou.