Cegueira causada por Aline (Vanessa Giácomo) em César (Antonio Fagundes) é possível na vida real, afirma o Dr. Rubens Belfort Neto, do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP
A cegueira de César (Antonio Fagundes) em Amor à Vida, foi um dos assuntos mais comentados da semana, mas deixou no ar uma dúvida: isso realmente pode acontecer ou trata-se de uma mera liberalidade ficcional do autor, Walcyr Carrasco?
De acordo com o Dr. Rubens Belfort Neto, chefe do setor de oncologia ocular do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP / Escola Paulista de Medicina), a cegueira provocada por Aline (Vanessa Giácomo) no marido pode sim ocorrer.
"Sim, existem substâncias que, se administradas em grande quantidade, podem causar danos no nervo óptico e levar à cegueira. Obviamente que não seria ético revelar quais são elas, mas o que aconteceu na novela seria sim possível na vida real", comentou Belfort Neto.
De acordo com o médico, existem casos na literatura médica de intoxicação através destas substâncias que levam à cegueira, mas não há qualquer motivo para alarmismo. "Essas substâncias teriam que ser administradas em grandes quantidades ou em quantidades menores, mas frequentemente", afirmou.
Há, no entanto, uma esperança para César. A cegueira por intoxicação, pode ser tratada e revertida. "Essa perda na visão é tratável, se detectada em um estágio inicial. Se o problema for diagnosticado rápido, pode sim ser reversível, mas precisa de um tratamento adequado e de maneira imediata, não dá para esperar meses", afirmou.
Ainda segundo o dr. Belfort Neto, tal qual retratado na novela, exames comuns, como o de fundo de olho, não detectam a substância que causa a intoxicação. "Os exames de fundo de olho vão sugerir um dano neurológico, mas não indicar qual substância poderia eventualmente estar intoxicando a pessoa", finalizou.