Donas de peles sensíveis e delicadas, as orientais precisam cuidar muito da cútis nesta época do ano
A pele da mulher oriental sempre recebe elogios. Além de ser linda e sedosa, dificilmente linhas de expressão ficam muito evidentes. Porém, esse disfarce de derme perfeita pode enganar, pois elas também exigem muito cuidado.
+Maquiagem para orientais: veja cinco dicas para valorizar os traços
“Na maioria das vezes, as mulheres orientais possuem uma pele tão lisa, sem marcas e manchas, que é dito que possuem uma “pele de porcelana”. Devido ao alto teor de colágeno produzido pelo organismo dessas pessoas, a pele permanece bastante firme e demora a envelhecer e apresentar rugas. As manchas também não são muito frequentes mas por se tratar de uma pele clara a atenção ao filtro solar deve ser redobrada. Apesar disso, é necessário ressaltar que o colágeno, embora seja muito bom para a pele oriental na maioria dos casos, pode tornar-se vilão em outros, fazendo com que surjam manchas inflamatórias e até mesmo queloides durante o processo de cicatrização", comenta a cosmotóloga Tatiana Galhanone, da Clínica Benesse (RJ).
A expert também revela que tratamentos estéticos agressivos devem ser evitados ou serem feitos com muito cuidado pelas orientais no verão pois podem machucar a pele.
"Procedimentos como depilação, peeling e outros que causem atrito à pele devem ser realizados com o máximo possível de cuidado. A pele oriental também desidrata com mais facilidade devido à limitação da barreira lipídica e por isso ter cuidado extra com a hidratação, através de cremes específicos para este tipo de pele", revela a expert.