A maquiagem pode carregar sujeiras, poluição e suor, causando o surgimento de acnes ou infecções na pele. Veja as dicas de profissional na hora de retirá-la:
Ao aplicar a maquiagem, é muito importante remover a mesma. Não remover corretamente a aplicação pode causar sérios problemas para a pele.
De acordo com a maquiadora e supervisora de cursos da ‘Makevator’, Josefa Celeni, a maquiagem guarda sujeiras, pó, poluição e suor, podendo causar acne ou alguma outra infecção. “Além disso, provoca o envelhecimento precoce da pele”, salienta.
Segundo a profissional, é durante a noite que a pele absorve os nutrientes sem sofrer com os agentes externos. “Mas, para isso, a pele precisa estar limpa. É importante retirar a maquiagem para desobstruir os poros e deixar a pele respirar. Dormir com o rosto maquiado pode deixar a pele mais oleosa”. Josefa ainda alerta para um tipo de acne conhecido como “acne cosmética” [causado por conta das maquiagens]. “É causada pelo entupimento dos poros devido ao uso regular de produtos oleosos”.
Além da oleosidade, a maquiagem também pode ressecar sua pele. “Muito desses produtos, principalmente aqueles que se apresentam em formato de pó, acabam causando o ressecamento da pele”, alerta a especialista. Vale lembrar que a base e o pó compacto são os produtos que mais ficam acumulados nos poros, levando ao aparecimento de cravos.
Para limpar o rosto corretamente, utilize um demaquilante que seja ideal para a sua pele. O sabonete, por exemplo, pode agredir a mesma e não remover corretamente a maquiagem - principalmente as que são a prova d’água.
“Lenços de bebê podem ser usados. Porém, eles não retiram uma maquiagem mais carregada. O ideal seria usar lenços umedecidos específicos para retirar a maquiagem, com composição própria para esse fim. Existem diversas opções que possuem até hidratantes. Deixe esses lenços para retirar a aplicação do dia a dia”, aconselha Josefa.
Na região dos olhos, o ideal é usar um produto para essa finalidade. “Eles costumam conter silicone na sua formulação e são dermatologicamente testados para não causar irritações, devido à fragilidade da pele nessa região. Para aplicar o demaquilante, basta fazer movimentos circulares e depois lavar bem com água”, conclui.