Em entrevista exclusiva à CARAS Brasil, atriz falou sobre tomar decisão difícil sobre saúde do filho
Publicado em 15/07/2023, às 18h20 - Atualizado em 16/07/2023, às 11h08
Yohama Eshima (34), que viveu Yone na novela Travessia, descobriu na última sexta-feira, 14, que a medicação de seu filho, de dois anos e dez meses, estaria contaminada. Em entrevista exclusiva à CARAS Brasil, a atriz revelou ter encontrado lotes não contaminados do remédio após o caso e falou sobre tomar decisão difícil sobre saúde de Tom, que convive com esclerose tuberosa.
"Ontem, conversei com uma neurologista, e ela falou que a ANVISA disse para parar de dar o remédio imediatamente. Só que como eu vou desmamar uma medicação que é super forte - é um anticonvulsivante - de uma criança? Ela falou que a gente tem que tirar essa medicação, porque essa substância chamada Tiaprida - um antipsicótico usado para quem está com abstinência alcoólica - tem uma dose insignificante para adultos, mas, para crianças, a gente não sabe", declarou Yohama Eshima sobre o medicamento Sabril, utilizado por seu filho duas vezes por dia, todos os dias.
Em declaração oficial do laboratório Sanofi, que produz o Sabril, à CARAS Brasil, a empresa informou: "A Sanofi informa que iniciou em 10 de julho de 2023 o recolhimento voluntário e preventivo de quatro lotes do medicamento SABRIL® 500mg (vigabatrina) comprimidos revestidos, antiepiléptico também indicado para o tratamento da síndrome de West, devido a um evento de qualidade. Ressaltamos que esse recolhimento não tem relação com a situação anterior de desabastecimento temporário deste medicamento. Estamos tomando todas as medidas necessárias para minimizar o impacto deste recolhimento no abastecimento do produto. Os pacientes não devem interromper ou alterar seu tratamento sem consultar um médico. Orientamos que entre em contato com os profissionais de saúde se tiverem quaisquer preocupações sobre o tratamento".
"Fiquei pensando no que é menos pior, continuar dando a medicação contaminada ou parar e correr o risco do meu filho ter mais crises convulsivas. Foi muito difícil decidir isso ontem a noite, mas entrei em consenso com o meu companheiro e a gente resolveu dar", acrescentou a mãe de Tom sobre decisão envolvendo a saúde do filho.
Leia também: Atriz de Travessia desabafa sobre remédio contaminado de filho de dois anos: 'Chorei de raiva'
Yohama Eshima ainda explicou que precisou procurar em várias farmácias até encontrar uma medicação que não fosse do lote que estaria contaminado. "Hoje, saímos loucamente atrás de farmácias aqui no Rio de Janeiro para ver onde tinha, e acabamos de conseguir duas caixas que tinham na farmácia e que não eram do lote, mas lotes contaminados ainda estão sendo vendidos em outras farmácias", revelou a atriz, que afirmou ter pagado cerca de R$380,00 pelo remédio que encontrou na farmácia.