Após 35 anos, caso dos irmãos Menendez será revisado em audiência marcada para este ano; saiba a data e possível chance de liberdade
Publicado em 30/10/2024, às 20h00
Condenados pelo assassinato dos pais, os irmãos Erik e Lyle Menendez podem receber uma nova sentença em breve. Segundo o TMZ, eles enfrentarão uma audiência decisiva. Após reunião entre defesa e promotores, o juiz Michael V. Jesic definiu uma data que pode possibilitar a libertação dos irmãos antes do Natal deste ano.
Na audiência marcada para 11 de dezembro de 2024, o advogado Mark Geragos planeja pedir que a condenação dos irmãos Menendez seja alterada de assassinato para homicídio culposo. Caso o juiz aceite, Erik e Lyle poderiam ser libertados de imediato, pois já cumpriram mais do que o tempo necessário para essa nova pena. O Gabinete do Promotor Público também está aberto a essa reclassificação.
Além dessa possibilidade, o promotor sugere uma nova sentença de 50 anos, o que permitiria aos irmãos serem elegíveis para liberdade condicional. As próximas semanas serão decisivas para o futuro dos Menendez.
Vale lembrar que os irmãos Lyle e Erik assumiram terem matado os pais, os milionários da indústria musical americana José e Mary Louise “Kitty” Menendez, e foram condenados à prisão perpétua pelo crime, sem possibilidade de liberdade condicional na época.
Durante o julgamento, alegaram que os abusos sexuais sofridos pelo pai teriam sido a motivação para o crime, mas essa defesa não foi aceita na época. No entanto, agora eles podem ter direito a um novo julgamento. Em coletiva de imprensa, o procurador distrital do Condado de Los Angeles, George Gascón, afirmou estar ciente das novas alegações de um ex-integrante da banda Menudo, que acusou José Menendez de tê-lo molestado.
Esse fato é crucial para o caso, pois sugere que o juiz do segundo julgamento dos irmãos pode ter cometido um erro ao não permitir provas de que o empresário supostamente abusou dos filhos.
A história dos irmãos Menendez, Lyle e Erik Menendez, voltou à tona nos últimos tempos por causa dos projetos da Netflix sobre a prisão perpétua dos dois, que foram condenados pelas mortes dos pais. Um documentário sobre eles, chamado The Menendez Brothers, foi lançado recentemente, trazendo mais detalhes sobre a história deles. Inclusive, o diretor do projeto já contou que os dois não quiseram falar sobre um assunto específico.
De acordo com a revista People, o diretor Alejandro Hartmann contou que Lyle e Erik não quiseram entrar em detalhes sobre a possibilidade de um novo julgamento sobre o caso deles. Durante as entrevistas para o documentário, eles não quiseram falar sobre o assunto, mas só um deles deu uma justificativa. “Erik não queria falar sobre isso porque não quer ter falsas expectativas”, contou ele.
Além disso, o diretor contou que Erik ficou relutante sobre a ideia de ser entrevistado para um documentário, mas Lyle o convenceu depois que soube que o diretor não era norte-americano. “Acho que depois de 30 anos sem falar, talvez fosse a hora. Começamos a falar sobre a vida. Lyle realmente gosta de futebol e eu também. Começamos a conversar mais e mais, e acabou virando uma entrevista”, contou ele.
Leia também: Kim Kardashian visita prisão e encontra irmãos Menendez