Selecionamos 11 pontos turísticos incríveis do local
Atenção, aventureiros de plantão: se você ama conhecer novos destinos ecológicos ao redor do Brasil, cheio de paisagens naturais e passeios inesquecíveis, não pode deixar de conhecer o Jalapão! Localizado no estado do Tocantins, a região é um conjunto de cinco áreas de conservação, com área total é de 34 mil km² e considerado um dos maiores blocos de vegetação nativa remanescente no Brasil.
E não é pra menos que o local vem ganhando cada vez mais fama entre os viajantes, viu? Seus cenários de tirar o fôlego são repletos de cachoeiras, fervedouros, dunas e piscinas naturais com uma cor verde-esmeralda. Impossível não se apaixonar por cada cantinho desse lugar - e não querer visitá-lo para ter mais contato com a natureza e fugir da rotina urbana.
Se você tem interesse em conhecer mais de perto a cidade e todos os seus pontos turísticos, não deixe de conferir o site da Agaxtur com os melhores pacotes e preços para a sua viagem. E, claro, dá uma olhada nessas dicas incríveis dos melhores pontos turísticos que separamos para você!
1. Dunas do Jalapão
Um dos mais famosos cartões postais da região, as dunas douradas do Jalapão proporcionam uma vista incrível do cerrado e dos lagos ao seu redor, já que chegam à 40 metros de altura. O cenário é simplesmente perfeito para quem procura assistir ao pôr-do-sol, que é um verdadeiro espetáculo. Parada obrigatória para todos os visitantes!
2. Serra do Espírito Santo:
A marca registrada do local se dá pelo platô de areia. Para chegar até lá, é necessário caminhar por uma trilha que dura, mais ou menos, uma hora - mas a vista lá do topo recompensa tooodo o cansaço! No principal mirante da Serra, é possível observar um lindo nascer do sol; já no segundo, há uma meia hora de distância, é possível observar as Dunas do Jalapão. Legal, né?
3. Cachoeira da Velha
Conhecida por ser a maior cachoeira da região, o local possui uma queda bem forte de água, um verdadeiro show para os visitantes que andam pela plataforma de madeira no local. No entanto, a única maneira de ver a Cachoeira da Velha inteira é por meio do passeio de rafting! Com corredeiras de nível três e quatro de dificuldade, o esporte é bem emocionante, e promete uma vista exclusiva e ainda mais linda da cachoeira.
4. Cachoeira do Formiga
Sabe aquela paisagem com a água tããão cristalina e uma cor que só vemos nos filmes? Pois é, ela existe de verdade na Cachoeira do Formiga! Com um verde bem intenso e pontos em azul, essa queda d’água é um passeio encantador para todos que resolvem se aventurar. A melhor parte é que a piscina que se forma por lá tem a temperatura perfeita para os mergulhadores conferirem a grande pedra de calcário lá embaixo.
5. Fervedouro Bela Vista
Com 15 metros de diâmetro, o poço de água do Bela Vista é um dos maiores da região, e impressiona pela sua água incrivelmente azul e transparente. Um verdadeiro espetáculo da natureza e que permite, claro, liiindas fotos para todos os visitantes. Graças à potência da nascente, é possível flutuar e relaxar na água, algo bem característico dos fervedouros, além de serem permitidos mergulhos noturnos.
6. Fervedouro do Rio Sono
Formado por um poço cheio de nascentes e um buriti, esse fervedouro é incrível para quem quer descansar em uma das suas piscinas - mesmo com a água um pouco mais gelada do que o normal. Vale a pena ir testando cada uma delas, já que a força de cada nascente é bem diferente. Ah, e não deixe de aproveitar o bom restaurante e espaço de cochilo do local com várias redes. Faz parte da experiência!
7. Fervedouro Ceiça
Impossível não se apaixonar desde o primeiro minuto por esse fervedouro! Localizado bem pertinho do Quilombo Mumbuca, o Ceiça é um dos mais famosos pontos turísticos da região. Sua nascente principal possui uma pressão bem alta para flutuar, além do ambiente ser cercado de bananeiras que deixam a vista ainda mais linda. Ah, e a parte mais interessante é que a água escoada cai em um aquário natural. Vale muuuito a pena conferir com os próprios olhos - e ainda dar um mergulho por lá.
8. Pedra Furada
É pôr-do-sol lindo que você quer? Então aí vai mais um lugar para adicionar na lista: a Pedra Furada vai te deixar impressionado com a beleza da luz do sol passando pelos buracos formados pela própria natureza, deixando o cenário perfeito para tirar fotos maravilhosas. Os fotógrafos vão a-m-a-r!
9. Cânion Sussuapara
Embaixo de paredões úmidos com samambaias e musgos, encontra-se uma fenda aberta na rocha, mais conhecida como o Cânion Sussuapara. Perfeito para ser visitado por quem está à caminho do Jalapão, essa paisagem natural possui 12 metros de altura e, lá no fundo encontra-se uma pequena cascata para quem quiser dar um mergulho. Ah, e dizem que ela pode realizar desejos, viu? Basta você entrar debaixo da água, fechar os olhos e pedir o que quiser!
10. Comunidade Quilombola Mumbuca
Localizada em Mateiros, perto de Jalapão, a população Mumbuca é uma das mais famosas da região. Trata-se de uma comunidade de famílias descendentes de quilombolas e indígenas, que vivem principalmente de artesanato de capim dourado e agricultura. Vale muuuito a pena fazer uma visita no local, principalmente durante a Festa da Colheita do Capim Dourado, que normalmente acontece em setembro.
11. Prainha do Rio Novo
Conhecido por ser um dos maiores rios de água potável do mundo, a Prainha do Rio Novo é um ótimo local pra quem quer relaxar durante os outros passeios. Sua areia bem branca e fininha e água cristalina deixam o visual ainda mais bonito e perfeito para um mergulho.
E aí, ficou com vontade de conhecer essa cidade incrível com os próprios olhos? Então corre para dar uma olhada no site da Agaxtur para garantir os melhores pacotes e preços para a sua próxima viagem!