CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Viagem / Cultura

EXCLUSIVO em CARAS: Martha Medeiros no Marrocos

Cultura do país inspira estilista em tour edílico com grupo VIP

CARAS Publicado em 05/06/2018, às 12h11 - Atualizado em 19/06/2018, às 15h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Martha Medeiros no Marrocos - JOÃO PASSOS
Martha Medeiros no Marrocos - JOÃO PASSOS

O Marrocos é um país de cores, sabores e intensas diferenças culturais. Em uma viagem por Casablanca e Marraquexe, duas de suas principais cidades, é possível entender um pouco do fascínio que sua cultura inspira na literatura, na moda e na sétima arte.                             

Foi justamente esta inspiração que a estilista alagoana Martha Medeiros buscou em um tour dos sonhos, cheio de descobertas e emoções. “Os ensinamentos trazidos foram muitos, mas o principal é aquele povo forte, cheio de garra, de alegria, que sobrevive num deserto onde se acha água só a 1 000 metros de profundidade, e faz do turismo uma das suas principais fontes de renda. Isso é uma aula de que os desafios existem para serem superados”, analisa a expert em vestidos com rendas Renascença, feitos à mão por rendeiras do sertão brasileiro, onde Martha mantém projeto social.

– Como surgiu a viagem?

Faz uns três anos que eu sonhava em conhecer o Marrocos de uma maneira diferente. Queria saber mais sobre os berberes, que, assim como os sertanejos, são extremamente fortes e têm a capacidade de se desenvolver numa região desértica! Como eram nômades, costuravam todos os objetos de valores, como joias e moedas, nas roupas e, com isso, desenharam itens lindos com bordados preciosos. Queria beber a cultura desse povo e conhecer o museu que fica nos Jardins Majorelle.

– O que encontrou lá?

– Um país que encanta! Seja pelo choque de civilização, pela comida tão diferente e saborosa, pelos hotéis, que são verdadeiros castelos, ou pelo artesanato, que é um dos mais ricos do mundo.

– Inspiração não faltou...

– Queria criar uma coleção extremamente rica nos detalhes e preciosa no visual. Então, contatei o professor João Braga, que tem 11 livros publicados sobre história da moda, e ele começou a me ensinar sobre a cultura do país. Criei a coleção e, como amo viajar com amigos, convidei o professor e mais 40 pessoas para essa viagem de sonhos, especialmente preparada, desde todos os menus personalizados nos melhores 11 restaurantes até mimos diários nos quartos para nossos convidados. Trocamos a roupa da alma!

– O que mais marcou?

– Já que estamos falando de moda, conhecer o recém-inaugurado museu do Yves Saint-Laurent, sua obra, sua vida, seu amor por Pierre Bergé e os lugares que o inspiraram. Tudo fascinou o grupo.

– O que vem depois desta?

– Quero unir cada vez mais moda, arte e experiências. Vamos fechar um resort exclusivamente para nossas clientes passarem um final de semana de sonhos com uma programação incrível e com um desfile lindíssimo, é claro! Em 2019, vamos juntos para o Japão. E quero, muito em breve, fazer viagens como essa do Marrocos para nossas clientes conhecerem o sertão do Brasil e descobrirem o verdadeiro luxo brasileiro.

– Você continua sonhando?

– Comecei agora a sonhar e tem muita coisa ainda para ser feita. Quero conscientizar cada vez mais sobre o empreendedorismo social, quero um sertão muito mais digno, com água e mulheres empoderadas, sabendo que tudo podem conquistar com seu trabalho digno e lindo! Amo gente, amo a vida e quero cada vez mais fazer o que me faz perder a noção do tempo como criar e viajar! Uma viagem como essa é uma experiência eterna, um privilégio.