O episódio "Não É Um Santuário" traz importantes revelações sobre a história do Terminal e o possível fim do apocalipse zumbi
A série The Walking Dead estreia nesta terça-feira, 14, a quinta temporada no canal Fox.
E os fãs podem esperar um episódio eletrizante, com o retorno de personagens importantes e revelações sobre o passado do Terminal e a cura para o apocalipse zumbi.
ATENÇÃO: O TEXTO CONTÉM SPOILER. SE NÃO QUISER SABER O QUE ACONTECE, SIGA PARA O ÚLTIMO PARÁGRAFO!!!
O episódio Não É Um Santuário começa com um flashback mostrando o passado do Terminal, com os atuais líderes do complexo presos dentro de um container ouvindo diversos gritos ao fundo, dando a entender a boa vontade que existia por trás da ideia de ter um abrigo para os sobreviventes do apocalipse, mas que foi corrompido com a chegada das pessoas má intencionadas.
De volta ao presente, Rick, Glenn, Daryl e Bob são capturados de dentro do container e levados para uma verdadeira sala de abate, onde dois capangas a mando de Gareth cortam a garganta de outros quatro prisioneiros do Terminal, em uma das cenas mais fortes da série. A cena conta com a presença do ator Robin Taylor, que interpreta o Pinguim na série Gotham, da Warner.
Neste momento, Carol, Tyreese e Judith voltam a aparecer na série em um momento crucial para o destino de todo o grupo. Após desconfiar das intenções do Terminal ao ouvir uma conversa com um dos capangas ao lado de fora, Carol resolve explodir o local contando com a ajuda de uma orda de zumbis que se aproxima das cercas. Ela dispara alguns tiros na direção de uma bomba de combustível e depois acerta o alvo com um explosivo. Parte de um prédio começa a pegar fogo e os soldados correm para conter a invasão dos zumbis.
Rick, aproveitando a distração dos guardas, mata os dois capangas com um corte na garganta em outra cena chocante e repleta de emoção pela própria sobrevivência. Quando deixam a sala de abate, se deparam com corpos pegando fogo e o Terminal perfeito para a fuga de todo o grupo.
+ Atores de 'The Walking Dead' participam de lançamento da quinta temporada
Em outro momento importante do episódio, ainda dentro do container e confrontado pelo grupo, o cientista Eugene explica a origem e a possível cura para o apocalipse zumbi. "Mesmo se eu explicar passo a passo, a cura morreria comigo. [...] Fiz parte de uma equipe do Projeto Genoma para transformar doenças em armas contra doenças. Microorganismos patogênicos com microorganismos patogênicos. Fogo com fogo. Os departamentos beberam juntos, criaram laços e compartilharam informações. Conheço os detalhes por trás do sistema de lançamento, capaz de matar cada pessoa deste planeta. Mexendo nos terminais, em Washington, podemos mudar o jogo. Acabar com cada um dos mortos. Fogo com fogo. Se nada mudar até lá, parece uma grande ideia", explicou Eugene.
Ao fim da explicação, Rick consegue chegar ao vagão e libertar os prisioneiros, dando início a uma sangrenta e memorável batalha com os zumbis e os soldados do Terminal. Não há baixas no grupo liderado pelo policial. De quebra, Rick consegue acertar Gareth com um tiro no ombro. A cena, épica, mostra o tom da quinta temporada eletrizante da série.
Já na floresta, longe dos tiros, acontece o emocionante encontro de Carol com o restante do grupo, em especial com Daryl. Eles trocam um longo abraço e depois a mulher leva Rick e Carl ao encontro de Judith, que estava a salvo com Tyreese em uma casa. Emocionado, o policial chora ao encontrar a filha nos braços do amigo. Outro encontro aguardado é entre Tyreese e Sasha, repleto de lágrimas e abraços.
Por fim, na prévia no próximo episódio, há o retorno do personagem Morgan, que apareceu nos primeiros episódios da primeira temporada ao lado do filho, Duane, e fez uma participação na terceira. Sua chegada promete fortalecer ainda mais o grupo de quinze pessoas a caminho de Washington. Mais uma vez o grupo se vê sem qualquer tipo de proteção em meio aos zumbis no meio da floresta.
O episódio Não é Um Santuário mostrou que a quinta temporada será eletrizante e repleta de emoção, com o grupo quase todo reunido novamente -- apenas com a ausência de Beth. A audiência da estreia bateu recorde na TV dos Estados Unidos, com 17,3 milhões de espectadores. Se manter o ritmo alucinante, a nova temporada tem potencial para se tornar a melhor de todas.