O objetivo era ensinar etiqueta aos pequenos, mas ele não contava com a espontaneidade do filho Romeo
De férias em Miami, Marcos Mion e a esposa, Suzana Gullo, decidiram levar os herdeiros, Romeo, Donatella e Stefano, para jantar em um restaurante cinco estrelas na intenção de ensinar-lhes boas maneiras. Acontece que o filho mais velho do apresentador da Record, Romeo, que está dentro do grupo do Transtorno do Espectro Autista (TEA), surpreendeu - e divertiu - todos na mesa ao cantar o refrão da música 'Michael Douglas', do João Brasil, durante a refeição.
“Aí você junta sua família pra almoçar num restaurante chique, ensinar etiqueta, como se comportar e, do nada, assim, completamente do nada, explode na mesa ‘Ih! Quéiss, hein? MICHAEL DOUGLAS!’”, escreveu o apresentador na legenda do vídeo.
Mion também fez questão de explicar aos seguidores o porquê do comportamento espontâneo do filho. “O cérebro da criança com autismo funciona de uma forma diferente, tanto das pessoas que não estão no espectro, quanto entre eles, mas pelo que conseguimos juntar entre relatos dos que evoluíram a ponto de conseguir nos contar como é, podemos concluir que os pensamentos, ideias, vontades e memórias não têm ‘começo, meio e fim’, todas essas informações flutuam sem controle, variando de acordo com as vontades, anseios e lembranças antigas ou que tem uma situação repetida como gatilho. Por isso as crianças com autismo repetem a mesma pergunta inúmeras vezes, não é porque eles querem ou não entenderam, mas sim porque a dúvida fica voltando na cabeça sem parar! E eles, quando evoluem, sabem que não devem repetir, mas é mais forte que eles. Por isso quando vemos uma pessoa com autismo, trafegando bem entre concessões sociais, temos que dar os parabéns, pois o esforço de auto controle é enorme! Se não fosse meu anjo ter me escolhido eu nunca saberia o que é esse universo maravilhoso que transformou minha vida de uma forma maravilhosa!", finalizou. Confira: