CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Marcos Mion desabafa sobre filho autista: "Não tente 'nos curar', tente nos entender"

O apresentador da Record voltou a comentar sobre seu "anjo" nas redes sociais

CARAS Digital Publicado em 27/02/2014, às 12h57 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marcos Mion desabafa sobre filho autista: "Não tente 'nos curar', tente nos entender" - Instagram/Reprodução
Marcos Mion desabafa sobre filho autista: "Não tente 'nos curar', tente nos entender" - Instagram/Reprodução

O apresentador Marcos Mion voltou a falar sobre a saúde do filho, Romeo, portador de uma deficiência que leva a ter dificuldades no desenvolvimento.

Em sua conta no Instagram, Mion publicou uma mensagem em inglês, com tradução na legenda: "Autismo não é uma doença. Não tente 'nos curar', tente nos entender. Um amor. Família primeiro. Meu anjo".

Há pouco mais de um mês, o apresentador da Record falou pela primeira vez sobre o tratamento do filho no exterior. Em seu depoimento, Mion fala sobre a escolha da família de ter uma base no Brasil e outra em Miami para o tratamento do herdeiro, sobre a experiência única de criar o filho e sobre a rotina normal do garotinho na família e no convívio escolar.

“Quem somos nós? Famílias abençoadas com uma criança especial. (...) Demorou algum tempo para termos essa certeza pq ele não se encaixa em nenhum diagnóstico e segue evoluindo e aprendendo no seu ritmo. Todos especialistas dizem que ele não é autista, não é asperger, enfim, que ele não é nada além de uma criança que se encaixa na sigla NOS – Not Otherwise Specified, que significa ‘Sem Outras Especificações’, mas que faz parte do spectrum autista. E por que é bom ele não se encaixar em nenhum diagnóstico? Porque ele pode ser ele! Com todo seu potencial, seu jeito único, suas características, vitórias e limitações, e não o que um especialista determine que ele seja. (...)Peço, de coração, para que os pais nunca parem de acreditar, independente de um rotulo, e estimulem sempre seus filhos especiais, pois eles tem muito a nos ensinar. Eles so precisam de amor e apoio.”, declarou o apresentador.

Romeo nasceu prematuro, aos sete meses e meio, pois Suzana Gullo teve falta de líquido amniótico, que protege o bebê de agressões externas e doenças. Além disso, o bebê também teve uma luxação congênita na junção do fêmur com a bacia, problema comum em crianças que nascem sentadas. Ele usou aparelhos de correção, foi operado aos três meses e ficou engessado mais dois, tendo uma ótima recuperação. Informações presentes na edição 663 da Revista CARAS, de 2006, quando os pais apresentaram a criança.

Confira o depoimento completo de Marcos Mion em seu Facebook:

"Deus me deu um presente.

Fui um dos escolhidos.
Somos muitos, mas ainda uma minoria.
Se fossemos a maioria, o mundo seria um lugar com muito mais amor incondicional e puro, com mais respeito, paciência e valores.

Quem somos nos?
Familias abençoadas com uma criança especial.

Sim, nos seus primeiros anos de vida, eu e minha mulher, Suzana, percebemos que nosso filho mais velho, Romeo, é uma criança com dificuldades de desenvolvimento.

Demorou algum tempo para termos essa certeza pq ele nao se encaixa em nenhum diagnostico e segue evoluindo e aprendendo no seu ritmo.
Todos especialistas dizem que ele nao é autista, nao é asperger, enfim, que ele nao é nada além de uma criança que se encaixa na sigla NOS - Not Otherwise Specified, que significa "Sem Outras Especificações" mas que faz parte do spectrum autista.


E por que é bom ele não se encaixar em nenhum diagnostico?
Pq ele pode ser ele! Com todo seu potencial, seu jeito unico, suas caracteristicas, vitorias e limitações, e nao o que um especialista determine que ele seja.
O diagnostico é a maneira mais eficaz de limitar alguem, de não ver sua beleza e singularidade.

Qualquer criança que pertence ao spectrum, seja qual for a especificação, tem uma luz unica, diferente e seu caminho é ilimitado! Peço, de coração, para que os pais nunca parem de acreditar, independente de um rotulo, e estimulem sempre seus filhos especiais, pois eles tem muito a nos ensinar. Eles so precisam de amor e apoio.

Nos, desde seu nascimento, acompanhamos seu desenvolvimento de perto e buscamos os melhores especialistas no Brasil e fora.
Sempre sou questionado do pq fiz a segunda base da minha familia em Miami e pq passamos tanto tempo aqui. Essa mudança aconteceu, porque aqui encontramos uma especialista que desenvolveu um metodo com o qual nos identificamos muito, que foi essencial para entendermos a situaçao e para o Romeo ter as melhores condições para firmar suas bases de desenvolvimento. Foi um perfeito complemento ao trabalho dos médicos e todos profissionais brasileiros que trabalham com a gente.

Assim, hoje em dia, Romeo vive uma vida normal, na escola, nas atividades, com familia e amigos e é amado por todos que o cercam! Estes, alias, os grandes sortudos que, como eu e minha familia, tem a felicidade de conviver e aprender todos os dias com um ser humano tão evoluido.

Ele é minha maior inspiração como pai, como ser humano.

Como uma vez ele me disse: "Pai, eu sou seu irmao".
Sim filho, vc é meu irmão de alma.

Meu maior orgulho."