Ricardo Pereira fala sobre a preparação para viver o português Fabricio em Joia Rara, da Globo
Depois de um trabalho intenso com fonoaudióloga para tirar o sotaque de Portugal para a novela Aquele Beijo, da Globo, o ator Ricardo Pereira teve que esquecer um pouco tudo o que aprendeu naquela época para o seu personagem em Joia Rara, nova trama das 6 da emissora. Vivendo o militante Fabricio, o rapaz conta que concilia o idioma dos de Portugal e do Brasil na hora das gravações, já que isso foi um pedido das autores Duca Rachid e Thelma Guedes.
“Já virou uma coisa automática. Em casa falo português de Portugal direto com minha mulher (Francisca), mas com palavras do Brasil porque depois de tanto tempo aqui acaba saindo. No dia a dia já sai totalmente um ‘carioquês’. E agora estou mais relaxado devido a esse personagem”, afirmou ele ao site oficial da trama.
+Ricardo Pereira e Letícia Spiller levam os filhos a evento de moda infantil
Em Joia Rara, Ricardo dá vida para um português que mora há muitos anos no Brasil. “É mais tranquilo e não ao mesmo tempo. As autoras e a Amora (Mautner, diretora geral) me falaram para deixar que as palavras saíssem naturalmente em português do meu país, para dar ainda mais crédito ao personagem. O bom é que Duca (Rachid, autora) e Thelma (Guedes, autora) conhecem bastante a realidade portuguesa e sabem escrever e falar como nós. Acaba sendo mais difícil ainda de decorar, mas é um desafio ótimo, em que posso contar a história do Fabrício de uma forma diferente”, declarou.
Além de cuidar de seu modo de falar, o ator também passou por um processo de caracterização em seu visual. “É bom porque é um projeto que tem que deixar a barba crescer, não se preocupar com o cabelo, a olheira pode aparecer. Trazer essa verdade de emoção de vida para a cena através da fisionomia”, disse.
+Ricardo Pereira mostra itens do chá de bebê de sua segunda filha
Prestes a ser papai pela segunda vez – a mulher dele está grávida de uma menina e juntos já têm Vicente, de quase dois anos -, Pereira conta como é voltar ao trabalho depois de se dedicar à paternidade. “Claro que é bacana voltar já com um filho e esperando outro. É muito importante o trabalho para nosso equilíbrio. Enquanto não gravava aproveitei para estar com Vicente, com minha mulher, fazer viagens que queria, mas já estava sentindo falta dessa rotina de trabalho de novela que amo fazer”, disse.
+Ricardo Pereira relembra tombo durante 'Dança dos Famosos'