Marido da Rainha Elizabeth II irá cumprir com sua agenda real até agosto e pretende se aposentar em seguida
Prestes a completar 96 anos no próximo mês, Príncipe Philip, marido da Rainha Elizabeth II, decidiu abandonar a vida pública e recebeu todo o apoio da família. De acordo com nota divulgada pela BBC na manhã desta quinta-feira, 4, ele irá cumprir com a sua agenda real até agosto e depois pretende se aposentar.
"O duque de Edimburgo decidiu que não comparecerá a compromissos públicos a partir do outono deste ano", afirma o comunicado enviado pelos representantes da família real à imprensa. A Rainha Elizabeth II, de 91 anos, irá continuar exercendo seu cargo.
Em 2016, Philip teve uma agenda de 110 dias de compromissos oficiais, tornando-se o quinto membro da realeza mais atarefado. Ele é padrinho de mais de 780 instituições no Reino Unido, que continuaram ligadas ao seu nome, mas o marido da Rainha não pretende mais exercer nenhuma atividade com elas. Segundo o comunicado, Philip ainda pode escolher participar de alguns eventos públicos que sejam do seu interesse.
Philip e Elizabeth comemoraram 70 anos de casamento no início deste ano. Philip é o príncipe com o consorte mais longevo da história britânica.