Ator Paulo José escreveu carta aberta sobre a sua doença antes de deixar a televisão
O ator e diretor Paulo José faleceu no Rio de Janeiro nesta quarta-feira, 11, aos 84 anos de idade, por conta de uma pneumonia.
Afastado das novelas desde 2014, ano em que viveu o Benjamim na novela Em Família, o veterano da dramaturgia viu a sua história ser contada na trama de Manoel Carlos (88).
Assim como ele mesmo, o personagem sofria com as complicações causadas pelo Mal de Parkinson, doença que acompanhou o artista por mais de 20 anos.
Na época, Paulo José falou abertamente sobre a sua vida pessoal e os dilemas enfrentados com a chegada da maturidade e do Parkinson em sua vida. Em um texto escrito de próprio punho e publicado pela jornalista Cristina Padiglione, ele desabafou sobre isso.
"Tive muitos momentos de depressão. Houve um tempo que tinha medo de dormir e não acordar mais. Às vezes, tenho medo de morrer. Não estou num daqueles momentos de depressão profunda. Mas, tampouco este é um período fácil. Quando acordo, tenho de fazer uma escolha. Decido sair da cama. Hoje será um dia melhor. Ao me deitar, não penso se o dia foi mesmo melhor ou não. Olho para a frente e penso: “amanhã será um outro dia”. Assim, sigo tralhando vivendo um dia por dia", disse o famoso.
Ao longo de 60 anos de carreira, Paulo José atuou em mais de 20 novelas e minisséries, entre elas, ‘Roda de Fogo’ (1986), ‘Vamp’ (1991), ‘Senhora do Destino’ (2004), ‘Um Só Coração’ (2004), ‘Caminho das Índias’ (2009), dentre outras.