A produção desbancou a Globo depois de 5 anos consecutivos levando o prêmio
1. Kara Sevda retrata o amor proibido entre Kemal (Burak Özcivit), um simples filho de barbeiro, e Nihan (Neslihan Atagül), uma menina rica de Istambul. A narrativa tem como centro o conflito do casal com o vilão Emir (Kaan Urgancioglu), que é o prometido de Nihan desde que os dois eram crianças.
2. Alguns dos 74 capítulos da novela, que era exibida semanalmente, chegavam a ter duração de 150 minutos -- a extensão de um longa-metragem.
3. A produção também é dividida em temporadas, com a primeira sendo exibida de outubro de 2015 a junho de 2016. Já a segunda temporada foi transmitida de setembro de 2016 a junho deste ano.
4. A produção levou o Emmy de melhor novela para Turquia após cinco anos de invencibilidade da Globo, que já emplacou folhetins como "O Astro" (2012), "Império" (2015) e "Verdades Secretas" (2016). Mesmo assim, a emissora segue dominante da categoria, com seis estatuetas no total.
5. Além de ser a primeira novela turca a levar o Emmy, é também a primeira do país a concorrer na categoria. O êxito da produção, inclusive, rendeu ao ator Kaan Urgancioglu, o vilão Emir, um papel na série Tom Clancy's Jack Ryan, que será lançada pela Amazon Prime Video ano que vem.
6. Kara Sevda coroa uma trajetória de conquista mundial por parte das produções turcas -- em especial na América Latina onde esses folhetins ganham espaço em emissoras de países como Argentina, Colômbia, Peru e Chile. No Brasil, a Band se tornou a principal transmissora de novelas turcas, exibindo "Mil e Uma Noites", "Fatmagül", "Amor Proibido" e outras.