Príncipe Harry sofreu uma derrota na justiça britânica após abrir processo em busca de segurança para a sua família
O príncipe Harry sofreu uma derrota na justiça britânica. De acordo com o site da revista People, ele perdeu o processo que abriu em busca de proteção policial para a segurança de sua família quando estiver no Reino Unido.
Ele entrou na justiça em busca de segurança para ele, a esposa, Meghan Markle, e os dois filhos, Archie e Lilibet, sempre que estiverem no Reino Unido para visitarem a família e eventos. Isso porque eles perderam o direito de proteção da polícia local depois que abriram mão dos postos de membros ativos na realeza em fevereiro de 2020.
De acordo com o juiz do processo, o governo não cometeu nenhuma irregularidade ao tirar a segurança da família de Harry, que era feita pelo Comitê de Proteção da Realeza e Figuras Públicas. Com isso, a decisão de mantê-lo fora do programa de proteção segue válida, que diz que Harry terá disponível acordos sob medida, mas não são automáticos como acontece com outros membros da realeza.
Agora, a defesa de Harry disse que vai recorrer da decisão, já que entende que o príncipe não quer um tratamento especial. Ele apenas quer a mesma consideração que outros membros da realeza, já que o comitê não teria feito uma análise de risco específica para o caso dele.
Em 2020, Harry chegou a se oferecer para pagar pelos serviços do Comitê de Proteção, mas sua oferta foi recusada. “O Reino Unido é minha casa. O Reino Unido é fundamental para a herança de meus filhos e um lugar onde quero que eles se sintam em casa tanto quanto onde vivem atualmente, nos Estados Unidos. Isso não pode acontecer se não houver possibilidade de mantê-los seguros enquanto estiverem em solo britânico. Não posso colocar a minha esposa em perigo, dadas as experiências de vida, e também reluto em me colocar desnecessariamente em perigo”, disse ele na época.
Após receber a notícia do diagnóstico de câncer de seu pai, o rei Charles III, príncipe Harry retornou à Inglaterra para se reencontrar com o monarca. Após essa reunião, uma fonte próxima da Família Real comentou sobre a possibilidade dos dois se reconciliarem após a notícia.
Em entrevista ao site ET, a especialista real Katie Nicholl comentou sobre o reencontro entre pai e filho."Só podemos imaginar que foi um reencontro emocionante", afirmou a fonte, que ainda comentou sobre a possibilidade de reconciliação entre os dois. "O rei quer desesperadamente se reconciliar com Harry. Ele teria ficado extremamente aliviado e confortado pelo fato de Harry ter lhe visitado. Foi provavelmente emocionante e bastante difícil para ambos", opinou Kate.
A especialista ainda afirmou que rei Charles sempre quis resolver as coisas com o caçula, mesmo após os fatos revelados na autobiografia do príncipe. "Eu sei que, para Charles, a porta sempre esteve aberta, independentemente de algumas coisas que Harry escreveu [em seu livro]. Independentemente do que Harry tenha dito ou feito, ele ama seu filho", afirmou.
Katie ainda disse que a reconciliação se estende para sua nora, Meghan Markle, e seus netos, Archie e Lilibeth, de 4 e 2 anos. "Ele realmente quer ter uma relação com sua nora e seus netos. Acho que quando alguém tem um sério problema de saúde como esse, isso faz você reavaliar as coisas e eu acho que foi por isso que Harry pegou o primeiro vôo que pode", finalizou.