Casal real diz o "sim" na St. George's Chapel, no Castelo de Windsor
O príncipe Harry e Meghan Markle subiram ao altar neste sábado, 19. Sob os olhares do mundo, os dois disseram o "sim" na St. George's Chapel, no Castelo de Windsor, Inglaterra. Para a ocasião, o noivo usou seu uniforme militar, enquanto a noiva escolheu um vestido minimalista da estilista Clare Waight Keller, que é a primeira diretora mulher da marca Givenchy.
A primeira aparição de Meghan neste sábado foi ao sair do hotel acompanhada por sua mãe, Doria Ragland. Quando chegou ao castelo, ela subiu as escadas do local e andou parte do trajeto sozinha, mas, na reta final, foi levada por seu sogro, o príncipe Charles, que foi quem a entregou para Harry.
No altar, os noivos trocaram olhares apaixonados e conversaram um com o outro antes de a cerimônia começar. Harry, inclusive, disse ao encontrá-la: "Você está maravilhosa. Eu senti a sua falta". Além disso, ele falou com o pai ao receber dele a sua noiva: "Obrigado, pai".
Já o noivo foi ovacionado pelo público ao chegar junto com seu irmão, o príncipe William. Simpático, ele sorriu e cumprimentou.
O casamento real reuniu cerca de 100 mil pessoas ao redor do castelo.
Antes da cerimônia, a rainha Elizabeth II anunciou quais são os títulos de nobreza do novo casal real: Duque de Sussex e Duquesa de Sussex.
Após a cerimônia e o beijo na escadaria do castelo, Harry e Meghan percorreram um trajeto pelas ruas em uma carruagem real.
Meghan Markle tem 36 anos – três a menos que o príncipe. A atriz, mais conhecida pela série Suits, também esteve no elenco de vários filmes, como a comédia Quero Matar Meu Chefe e o drama Lembranças. A futura duquesa já foi casada com o produtor de cinema norte-americano Trevor Engelson. O casal se conheceu em 2004, bem antes de ela se tornar famosa.
Diferentemente de como ocorreu com Harry, com quem está desde dezembro de 2016, Meghan e o ex-marido demoraram a oficializar a relação: foram seis anos de namoro até o noivado, em 2010. Em 2011, veio o casamento, que aconteceu em Ocho Rios, na Jamaica; e, em 2013, o divórcio. A justificativa para o fim do relacionamento foram diferenças irreconciliáveis, e a separação se deu amigavelmente.
Já o príncipe Harry, que na verdade não se chama Harry, é conhecido oficialmente como Henry Charles Albert David. Harry é seu apelido desde que nasceu. Antes de iniciar a relação com Meghan, ele se envolveu em algumas polêmicas que não deixaram a família real muito feliz. O jovem esteve em uma briga com um paparazzo e foi flagrado usando um uniforme nazista em uma festa à fantasia. A última grande polêmica foi em 2012, quando apareceu totalmente nu após uma partida de strip pôquer em Las Vegas.
COMO SE CONHECERAM
Meghan teve seu primeiro encontro com o príncipe em Toronto durante um evento e passou a segui-lo nas redes sociais. Meses depois, a atriz esteve em Londres passando férias de verão e visitou o Palácio de Buckingham.
O ANÚNCIO
A união de Harry com Meghan foi confirmada após a aparição da moça com o anel de noivado em novembro de 2017.
O casal confirmou a data, 19 de maio de 2018, em uma aparição pública, que ocorreu em dezembro de 2017. No dia, Meghan exibiu a aliança, que foi desenhada pelo próprio príncipe e tem dois diamantes da coleção pessoal de Diana.
Para informar o casório, o Palácio de Kensington publicou um longo texto pedindo respeito à privacidade do casal e mostrando indignação com a exposição da atriz na capa de tabloides e jornais britânicos.