Shamarr Allen, Hindi Zahra e Sara Gazareb são alguns dos novos talentos deste estilo musical sofisticado e criativo
Intérpretes de jazz encantam multidões há décadas no mundo todo. Frank Sinatra, Louis Armstrong, John Coltrane e outros grandes cantores continuam emocionando o público fiel deste ritmo musical tão sofisticado e atraente.
Saiba quem são os 10 músicos que você precisa conhecer para gostar de jazz
Maior Festival de Jazz do Brasil terá show Esperanza Spalding, vencedora do Grammy
Sempre se renovando, o estilo tem apresentado nos últimos anos novos intérpretes que prometem manter a qualidade e sofisticação do jazz. Jovens e no início de carreira, eles já receberam elogios da crítica especializada e tem fãs por toda a parte do mundo.
Autor de mais de 20 livros sobre Jazz, o escritor Helton Ribeiro afirma que para se destacar no estilo é preciso ter muito mais do que talento: “o público do jazz é exigente, então além de ter talento é importante criar um novo estilo, uma linguagem pessoal. O jazz é extremamente livre e criativo, por isso não adianta copiar quem faz sucesso, é preciso inovar”.
Confira abaixo as novas promessas do jazz!
Shamarr Allen
Segundo Ribeiro, o trompetista Shamarr Allen já é um astro em Nova Orleans: “ele funde jazz ao pop e hip hop e tem a capacidade de sempre se renovar”. Em 2012 ele fez quatro apresentações no Brasil e já teve o privilégio de cantar para o presidente Barack Obama.
Hindi Zahra
A marroquina tem feito sucesso atualmente, mas já está na estrada há algum tempo. Ela mistura o jazz com sons árabes “Hindi criou um novo estilo”, afirma o estudioso.
Sara Gazareb
Em uma recente pesquisa, a cantora americana foi escolhida pelo site especializado JazzTimes como a 3 ª melhor artista revelação do jazz e já apareceu no top 10 da Billboard. Atualmente, ela faz apresentações em Los Angeles
Cécile McLorin Salvant
Com 23 anos, Cécile McLorin Salvant já estampou a capa da revista especializada JAZZNews e foi chamada de “a voz” pela publicação. Além disso, ela já ganhou uma competição mundial de jazz com sua potente voz.
Andreas Varady
Com apenas 15 anos, o eslovaco Andreas Varady já ganhou elogios de renomadas publicações, como os jornais New York Times e The Herald. O jovem talento aprendeu a tocar guitarra aos 4 anos com o pai
Ross Hammond
O americano também começou a tocar violão quando ainda estava no colégio e atualmente vem colecionando elogios de meios de comunição dos Estados Unidos, como o jornal Los Angeles Times e a revista especializada New York City Jazz Record