Cantora Gal Costa morreu aos 77 anos e convivia com Caetano Veloso desde que tinha 18 anos
O mundo da música popular brasileira está inteiramente de luto nesta segunda-feira, 9, devido ao falecimento repentino da cantora Gal Costa, aos 77 anos. Gal mantinha uma relação muito próxima com o cantor Caetano Veloso (80), fazendo com que muitos se perguntassem qual era a verdadeira conexão dos dois. Seria algo romântico ou apenas uma amizade? Ou até mesmo, seriam eles irmãos?
Caetano Veloso tem, sim, uma irmã famosa. Mas ela é Maria Bethânia (76), que prestou homenagens a Gal Costa nesta quarta-feira tão triste para a música brasileira. Vale também lembrar, que Gal, Caetano, Maria e Gilberto Gil tiveram uma banda nos anos 70, a Doces Bárbaros.
Amigos e companheiros de trabalho. Gal conhece Caetano desde que tinha apenas 18 anos de idade. Porém, em entrevista para Pedro Bil, ela já revelou ter sentido uma atração pelo colega. “Nunca rolou nada de sexo entre eu e o Caetano. A gente tinha uma timidez. Acho que tem de certa maneira até hoje diante do outro. É estranho”, comentou.
"Tinha um clima assim, pelo menos da minha parte tinha. Uma certa atração sexual. [...] Acho que da dele também devia ter, porque ele não é bobo nem nada, né?", completou a cantora que ainda tem o motivo de sua morte desconhecido.
Gal Costa e Caetano Veloso se conheceram em 1963, na Bahia, local onde ambos nasceram. Na época, Gal tinha 18 anos, e foi apresentada à Caetano por meio de Dedé Gadelha, sua vizinha e amiga, que acabou casando com o consagrado cantor anos depois.
"Começou uma amizade e cumplicidade musical muito grande porque ele adorava João Gilberto e eu também", revelou Gal Costa, durante uma entrevista à Globo. "Havia um clima sensual entre nós além da música. Houve uma época em que a gente ia à praia junto. Rolou um clima grande entre nós, aí ele compôs aquela música Da Maior Importância. Mas a gente nunca transou porque ele era marido de Dedé e ela ia me bater”, completou.
A união e conexão de Gal e Caetano era tão forte e presente na vida de ambos que ela foi escolhida pelo cantor para ser madrinha de um de seus filhos. Gal era madrinha do cantor e compositor Moreno Veloso.
"Quando voltei à vida, ela estava fazendo Fatal, tocando de pernas abertas, o vestido caído no meio. Havia gritos e aquela sutileza musical entremeada com os gritos. Era uma mulher em que a figura era libertadora para outras mulheres e para nós, homens. Para todo mundo”, disse Caetano, sobre a morte de sua amiga, em entrevista ao GloboNews.
Ainda hoje, o perfil oficial de Gal Costa tinha postado um vídeo onde ela e Caetano Veloso aparecem durante um programa, juntos, cantando a música "Sorte”, de Ronaldo Bastos e Celso Fonseca, no Programa Chico e Caetano, no ano de 1986.
Ver essa foto no Instagram