Cantora Christine McVie, do Fleetwood Mac, morreu em novembro de 2022, aos 79 anos de idade
A cantora Christine McVie (1943 - 2022), mundialmente famosa por ser vocalista da banda Fleetwood Mac, morreu em novembro de 2022, aos 79 anos de idade. Porém, somente nesta segunda-feira, 3, a imprensa internacional teve acesso ao atestado de óbito da artista, revelando qual foi a causa da morte, que faleceu no hospital, internada, por conta de uma doença.
Segundo o documento, acessado pelo site The Blast, o motivo principal que levou à morte de Christine foi um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico. Isso acontece quando um coágulo de sangue estreita ou até bloqueia uma artéria que vai direto ao cérebro. O atestado de óbito da cantora ainda deu como segunda causa o diagnóstico de “neoplasia metastática de origem desconhecida”, o que significa que o câncer já havia se espalhado pelo corpo sem que a fonte inicial do tumor tivesse sido identificada.
O atestado também revelou que Christine McVie sofria de fibrilação atrial, um tipo de arritmia cardíaca. Em uma entrevista à Rolling Stone, meses antes de sua morte, a vocalista falou sobre a sua saúde enquanto conversava sobre a última turnê de shows do Fleetwood Mac.
“Estou muito mal de saúde. Tenho um problema crônico nas costas que me debilita. Eu me levanto para tocar piano, então não sei se conseguiria fisicamente isso [a turnê]. O que isso quer dizer? A mente está disposta, mas a carne é fraca”, afirmou a cantora.
A banda Fleetwood Mac era integrada atualmente por Mick Fleetwood, John McVie (que deram nome ao grupo), Christine McVie e Stevie Nicks. Esses nomes são parte da formação original do grupo. Em 2018 entraram os guitarristas Mike Campbell e Neil Finn.
“Em nome da família de Christine McVie, é com grande pesar que informamos a vocês que a morte da Christine. Ela faleceu em paz no hospital esta manhã, quarta-feira, 30 de novembro de 2022, após uma curta doença. Ela estava em companhia de sua família. Nós pedimos gentilmente que respeitem a privacidade da família neste momento extremamente doloroso e gostaríamos que todos mantivessem a Chrisitine em seus corações e lembrassem a vida de um ser humano incrível, e musicista reverenciada que era amada universalmente”, dizia uma nota, publicada em seu Instagram oficial, à época de sua morte.
Ver essa foto no Instagram