Astrud Gilberto faleceu aos 83 anos em sua casa na Filadélfia, nos Estados Unidos
A cantora e compositora Astrud Gilberto, ícone da Bossa Nova, faleceu aos 83 anos de idade. Ela faleceu em sua casa na Filadélfia, Estados Unidos, e a notícia da morte deixou uma legião de fãs comovidos e saudosos.
A família contou ao site G1 que a artista teve um mal-estar digestivo em sua casa e, pouco tempo depois, faleceu do coração. O corpo dela será cremado nos EUA.
A artista deixou dois filhos e duas netas. Inclusive, uma das netas dela, Sofia Gilberto, foi quem anunciou a morte da avó nas redes sociais. "Minha vovó Astrud Gilberto fez essa música pra mim, se chama Linda Sofia. Inclusive, ela queria que meu nome fosse Linda Sofia. A vida é linda, como diz a música, mas venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela hoje e está ao lado do meu avô João Gilberto. Astrud foi a verdadeira garota que levou a bossa nova de Ipanema para o mundo. Foi a pioneira e a melhor", diz o texto.
A jovem também lembra quando a avó estourou com o hit de Tom Jobim. "Aos 22 anos, deu voz à versão em inglês de “Garota de Ipanema” e ganhou fama internacional. A música, um hino da bossa nova, se consagrou como a segunda mais tocada em todo o mundo principalmente por sua causa. Amo e amarei Astrud eternamente e ela foi o rosto e a voz da bossa nova na maior parte do planeta. Astrud estará para sempre em nossos corações e neste momento temos que celebrar Astrud", diz.
A nora da cantora, Adriana, também falou sobre a morte dela. "Morreu na casa que ela amava, onde pintava seus quadros. É uma casa cheia das obras de arte dela, mil pinturas. Faleceu como ela preferia. Nesse ponto, foi embora em paz. Astrud foi um grande exemplo artístico para suas netas e filhos. Foi uma artista múltipla, que cantava, compunha e pintava. E influencia a Sofia, que segue a avó, pintando, compondo e cantando", declarou ela ao G1.
Astrud Gilberto nasceu em Salvador, na Bahia, em 1947. Filha de mãe brasileira e pai alemão, ela se mudou para o Rio de Janeiro, onde fez carreira como cantora na efervescência da Bossa Nova. Foi casada com João Gilberto entre 1959 e 1964. Ela tem em seu currículo um dos prêmios mais importantes da história da música brasileira, o Grammy de 'Música do Ano' por Garota de Ipanema - vencido em 1965 ao lado de Stan Getz.
Ver essa foto no Instagram