Ícone da moda, Costanza Pascolato completa 85 anos nesta quinta-feira; relembre entrevista à CARAS Brasil e curiosidades
Publicado em 19/09/2024, às 08h30
Nesta quinta-feira, 19, o grande ícone da moda Costanza Pascolato está completando 85 anos. Considerada uma das mulheres mais influentes, elegantes e autênticas do Brasil, a empresária e consultora de moda permanece sendo referência com seu estilo e personalidade marcante.
Costanza nasceu na Itália em 19 de setembro de 1939 e mudou-se para o Brasil com apenas 5 anos de idade com seus pais, para fugir da Segunda Guerra Mundial. Seus pais, Michele e Gabriella Pascolato, foram os fundadores da tecelagem Santaconstancia, em 1948, empresa que a filha assumiu em 1987, após a morte do patriarca, e que se tornou uma das maiores empresas da área têxtil do país.
Ver essa foto no Instagram
Especialista em imagem e autoimagem, Costanza atua no mercado como editora, consultora de tendências, estratégicas e produtos há mais de cinco décadas e com a popularidade das redes sociais, se tornou fonte de inspiração para muitas pessoais.
Em entrevista à CARAS Brasil em 2013, famosa consultora de moda explicou o porquê do uso de um dos seus acessórios mais marcantes: os óculos escuros. “Eles são indispensáveis porque não enxergo bem. E também porque eu vou muito de um lugar ao outro e as pessoas gostam de tirar fotos. Aos 74 anos, o lápis no olho borra e não quero que ninguém veja isso.", contou.
Ainda nos acessórios, a expert também contou que tem preferência por bolsas menores - porque não carrega muitas coisas e nem pode suportar tanto peso. E revelou um item essencial, que não pode faltar em seu nécessaire: " “Batom. Porque tenho uma manchinha na boca e disfarço com uma cor. Meus lábios também ressecam muito e aí ele dá uma hidratada."
Ver essa foto no Instagram
Em 2019, a Vogue divulgou uma série de curiosidades sobre Costanza, contadas por pessoas que dividiram momentos com a especialista em imagem. Confira:
Paula Merlo, diretora de conteúdo da Vogue: “A pele dela é muito, muito macia!”
Mario Mendes, jornalista "Ela foi atendida por Anna Wintour - sim, a própria - quando esta trabalhava como vendedora na mítica boutique Biba, em Londres”. Ana Isabel de Carvalho Pinto, fundadora Shop2gether “Ela não se deixa ser fotografada de qualquer ângulo, nem de qualquer luz. Coordena até selfies e tem o olhar crítico refinadíssimo quando se trata de sua imagem”.
Barbara Migliori, diretora de branded content Globo Condé Nast: “Ela dorme em uma cama um pouco maior que a de solteiro, que fica posicionada na diagonal em sua suíte”.
Reinaldo Lourenço, estilista: “Fizemos uma viagem a trabalho para Gramado e num determinado almoço numa lanchonete, vi que ao lado havia uma loja de sapatos. Eu amei os modelos e queria comprar alguns para revender. Na época eu era assistente, tinha 19 anos e nenhum dinheiro. A Costanza acreditou em mim e me emprestou o valor. Me lembro que comprei 30 sapatos e vendi todos muito rápido. Ela foi muito generosa comigo”.
Nelson Motta, jornalista: “Sua perfeita adaptabilidade a qualquer ambiente, entre princesas e roqueiros, entre jovens e velhos, botecos e cocktail parties, em qualquer cidade”.
Ucha Meirelles, consultora de estilo: “A Costanza é tão transparente no que acha e sente que acho difícil ela esconder alguma coisa, mas uma algo que talvez poucos saibam é que ela tem mania de se maquiar no carro em movimento. É só fechar a porta que ela já tira o rímel da bolsa”.
Flavia Lafer, editora de moda: “Uma vez, fomos a um desfile fora de São Paulo. As modelos eram muito inexperientes e tremiam ao andar na passarela. A moda também não era particularmente inspiradora. Quando acabou, a TV local veio entrevistar a Costanza, queria saber sua opinião sobre o desfile. Ela respondeu: “muita emoção”. Ela é assim, sempre encontra um jeito genial de ser sincera”.
Lilian Pacce, jornalista: “Muito antes de ser moda, Costanza já levava lanchinhos light na bolsa, especialmente cenoura e salsão picados! Mas ela não fala nem mostra nada que não quer que seja público”.
Giovanni Frasson, diretor criativo: “Adora uma "segunda pele" e usa desde sempre".
Adriana Bozon, diretora de criação InBrands: “Que ela é super rock and roll”. Silvana Tinelli, galerista “Ela adora falar no telefone com as amigas até de madrugada”.
Ver essa foto no Instagram