Em entrevista à CARAS Brasil, a ginecologista Fabiane Gama explica quais exames devem ser feitos e os tratamentos adequados para o problema de Mariana Rios
Publicado em 07/04/2025, às 19h07
Tentando engravidar, Mariana Rios (39) abriu o coração e revelou aos seu seguidores nas redes sociais, que descobriu um problema de saúde recentemente. A atriz, cantora, apresentadora e escritora vem compartilhando, constantemente, a sua luta e disse que foi diagnosticada com trombofilia adquirida. Em entrevista à CARAS Brasil, a médica ginecologista Fabiane Gama explica o que é a condição e quais são os tratamentos adequados.
A trombofilia é uma condição médica hematológica caracterizada pela presença de uma tendência no sangue de formar coágulos de forma normal em locais onde não deveria ocorrer. Isso aumenta o risco de trombose e de dificuldade de suprimento sanguíneo com nutrientes e oxigênio para ser como regiões vitais.
“Se o médico suspeita de trombofilia adquirida, ele pode pedir exames de sangue como: anticorpos antifosfolípides; anticoagulante lúpico; anticardiolipina, anti-beta-2-glicoproteína 1 – esses três juntos formam o painel para diagnóstico da Síndrome do Anticorpo Antifosfolípide. E tem outros exames de coagulação, como tempo de protrombina, PTT, e D-dímero”, pontua Fabiane. “Esses exames, normalmente, precisam ser repetidos com algumas semanas de intervalo para confirmar o diagnóstico, porque os anticorpos podem oscilar”, emenda a ginecologista.
Quanto ao tratamento, de acordo com a médica, vai depender da gravidade e da presença (ou não) de eventos trombóticos. "Pode incluir: anticoagulantes (como varfarina, enoxaparina ou rivaroxabana): se já teve trombose; AAS (aspirina): em casos leves ou preventivos, como em gravidez de risco; cuidados durante a gravidez: algumas mulheres precisam usar heparina e aspirina durante a gestação inteira; Controle de fatores de risco: parar anticoncepcional, evitar cigarro, tratar doenças associadas (como lúpus)", finaliza Fabiane.
Maria Rios disse que decidiu investigar sua saúde por conta própria e exames confirmaram a condição, o que trouxe algumas respostas para sua busca pela maternidade. Em 2020, por exemplo, ela sofreu um aborto espontâneo e, à época, recebeu o diagnóstico de uma doença autoimune. "E a gente teve que fazer um exame genético. Como é importante falar sobre isso. Imagina se eu tivesse passando por tudo isso sozinha?", falou ela, na internet.
Atualmente, a atriz vive um relacionamento com Juca Diniz (29), neto do empresário Abílio Diniz (1936–2024). Ela contou que, logo no primeiro encontro, já revelou seu desejo de se tornar mãe. "É difícil encontrar uma pessoa que fala de coisas profundas em uma primeira interação", comentou a artista.
Leia também:Médica explica novo diagnóstico de Mariana Rios: ‘Pode levar a abortos de repetição’