Saiba alguns detalhes da caracterização do elenco do remake de 'Gabriela', da Globo
O remake de Gabriela, da Globo, se passa na década de 1920 e traz vários estilos diferentes em cada personagem da trama. Sendo a época em que ficou marcada a liberação feminina, a trama promete refletir nos figurinos e caracterização a personalidade de cada mulher da história. E alguns contrastes estarão evidenciados, como na protagonista Gabriela (Juliana Paes), com seu jeito mais sensual e sem luxo, e a estudante Malvina (Vanessa Giácomo), que segue as tendências modernas.
Para começar, Gabriela mostrará que para ser linda e admirada não é necessário ficar horas na frente do espelho. “Os cortes dos vestidinhos são simples, assim como os tecidos, quase sempre em algodão, com estampas feitas para ela. Sempre com uma sensualidade casual. Deixando cair uma alça, uma renda aparecendo, um botão aberto”, contou a figurinista Labibe Simão, sendo completada pela supervisora de caracterização Juliana Mendonça. “Gabriela é muito natural, não usa batom, sombra nem rímel e os cachos nos cabelos longos não seguem a moda. A sobrancelha é mais grossa e a pele curtida de sol”, afirmou.
Do outro lado está a moderna Malvina, que tem um figurino impecável. “Representa o art-decó em suas formas retas e geométricas. As cores são contrastantes. Muito preto com amarelo, azulão e vermelho. Ela usa cintinhos e sapatos boneca, mas sempre com um viés exclusivo”, disse Labibe. O cabelo da personagem também estará na moda. “É feminista. E por isso escolhemos esse corte bem curto, estilo Louise Brooks [atriz que usou o corte ‘la garçonne’]”, comentou Juliana.
O estilo moderno e vaidoso irá florescer mesmo é dentro do Bataclã com as meninas sempre arrumadas de Maria Machadão (Ivete Sangalo). Este núcleo estará sempre com esmaltes, batons vermelhos, olhos esfumaçados, beauty spots (pintinhas feitas com lápis), cílios postiços, perucas e apliques nos cabelos, principalmente na dona do negócio. “Nos inspiramos no japonismo com suas mangas largas e grandes, que remetem ao poder. Até em seus roupões – quando ‘está à vontade’ entre as meninas – o japonismo está presente. Ela também tem um pouco de Coco Chanel em todos os momentos. Os brincos e colares são grandes e com peso. O que temos em mente é que Maria Machadão é uma pessoa que está sempre pronta, a qualquer hora”, falou Labibe.
Já a personagem Anabela (Bruna Linzmeyer) aparecerá com diversas perucas e a mistura de cores em seus looks sempre modernos. Glória (Suzana Pires) mostrará o seu corpo cheio de curvas em roupas justas, sempre misturando o rústico com o tricô, além das cores fortes, como o vermelho no sapato.
As telespectadoras poderão prestar atenção nos chapéus usados por grande parte do elenco feminino, exceto por Gabriela. Os acessórios estarão presentes desde as moças modernas até as sinhazinhas conservadoras. Para quem gosta dos detalhes, vale a pena ficar de olho no colar azul de Dona Sinhazinha (Maitê Proença), que tem a imagem de São Sebastião e foi feito especialmente para a novela.
Gabriela estreia no dia 19 de junho.