CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Esporte / Quebrando o tabu!

Especial Copa América: 1949 - Após alguns anos, de volta para casa e campeão!

Seleção Brasileira ficou 27 anos sem vencer, até que voltou a sediar a competição

Pedro Ungheria Publicado em 09/06/2019, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Evento começará na próxima sexta-feira, 14 - Divulgação/Conmebol
Evento começará na próxima sexta-feira, 14 - Divulgação/Conmebol

Estamos a exatamente cinco dias de começar mais um grandioso campeonato em território brasileiro! Na próxima sexta-feira, 14, a partir das 21h30, no horário de Brasília, canarinho começará mais uma jornada em busca do seu nono título na competição. Estamos falando da disputada e acirrada Copa América, responsável por reunir grandes equipes de todo território sul-americano. A fim de fazer uma espécie de 'esquenta' para você internauta entrar no clima dos jogos, vamos te deixar a par de tudo que está por vir durante este mês que teremos grandes partidas!

Além de citar as principais curiosidades sobre a competição, que teve sua primeira edição e 1916, nós relembraremos todos os torcedores brasileiros das oito conquistas nos últimos anos. Com isso, em cada especial você encontrará informações importantíssimas sobre a disputa de 2019 e, consequentemente, uma certa retrospectiva dos títulos que a Canarinho já levantou enquanto disputou com os 'hermanos' da América do Sul. 

Neste terceiro especial, publicado neste domingo, 9, recordaremos a terceira conquista brasileira no evento. Depois de mostrar para todos os adversários que jogando em casa o buraco era mais embaixo, o Brasil teve uma oportunidade única ao retornar para seu território na disputa da competição. Após bons anos na fila, a verde e amarelo deu o pontapé inicial com uma certa pressão. Entre elas, manter o aproveitamento dentro de sua casa e quebrar este tabu que já perdurava por mais de 20 anos! Além disso, relembraremos quantas vezes o evento já foi disputado na nossa casa! Para a surpresa de todos, algo costuma acontecer de surpreendente quando a Copa América desembarca em territórios brasileiros! Sem muita demora, vamos ao que interessa!

Copa América 1949 - O fim da espera e o nascimento da mística brasileira!

Neste ano, a Seleção Brasileira desembarcou em seu 'quintal de casa' com alguns desafios! Além de quebrar o tabú que presistia desde 1922, quando conquistou o segundo título da competição, totalizando 27 anos sem levantar a taça, a Canarinho tinha que manter um certo aproveitamento em seu território, tendo em vista o fato de que havia sido campeão as duas vezes que passou por aqui, tanto em 1919, quanto dois anos depois. 

A vigésima primeira edição ficou marcada pela presença de oito seleções, entre elas estavam: Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. Por mais que o número de equipes tivesse aumentado, o evento seguiu com o mesmo formato, onde os times se enfrentavam em turno único e, se necessário, fariam o jogo de desempate. Um detalhe curioso chamou atenção de todos neste ano, a ausência da Argentina, que não participou da competição. 

Mais uma vez, tudo caminhou perfeitamente para a Seleção Brasileira, toda a história se desenhou perfeitamente igual ao ano de 22, na grande final contra o Paraguai veio a surpresa. Além de oficializar a mística brasileira em decisões dentro de casa, a verde e amarela mostrou toda sua força e acabou vencendo o jogo por 7 a 0. Nesta ocasião, grandes nomes despontaram no futebol nacional e internacional, entre eles Ademir, Tesourinha e Jair. 

Ao todo, foram cinco estádios, dois no Rio de Janeiro, um em São Paulo, um em Belo Horizonte e último em Santos. Com isso, pela primeira vez a competição não se restringiu somente a uma cidade, ou um único palco para as partidas. Com um total de 29 partidas e 135 gols, o torneio, que não havia uma certa definição de intervalos de tempo para acontecer, teve sua decisão no temido São Januário, estádio do Vasco da Gama, em terras cariocas. 

Brasil como País sede

Desde os primórdios, o evento chegou a desembarcar no Brasil por quatro vezes, em 2019, será a quinta oportunidade que teremos de ver a grande disputa acontecer dentro de casa. As outras foram em 1919, 1922, 1949 e em 1989. Todas elas um grande fato em comum acabou criando uma grande mística em torno do futebol brasileiro. Todas as vezes que o campeonato foi disputado por aqui, o resultado final foi de Brasil campeão. Com isso, chegamos em 2019 com uma grande missão de manter esta história viva! Boa sorte aos nossos craques!