Novela exibida pela primeira vez em 15 de julho de 1991 segue como um marco da ficção televisiva
Muito antes de Crepúsculo ou de séries adolescentes de TV como The Vampire Diaries e The Originals, a TV Globo exibia Vamp, telenovela de Antonio Calmon que marcou a história da teledramaturgia brasileira.
+ Novela 'Vamp' vai virar musical com estreia ainda em 2015
Com trilha sonora que ia do tema de abertura inesquecível Noite Preta ao rock pesado de Sympathy for the Devil, a trama foi uma ousadia não apenas em sua temática, mas também em sua narrativa. Com Claudia Ohana, Joana Fomm e Ney Latarroca em grande forma e uma direção leve de Jorge Fernando, a trama ambientada na fictícia Armação dos Anjos se inspirou na linguagem do videoclipe para construir um sucesso sem precedentes - seu último capítulo chegou a marcar 72 pontos, um recorde para o horário das 19h.
Jovem, ágil e divertida, a novela contava a história do capitão reformado da Marinha Jonas Rocha (Reginaldo Faria), que se casa com Carmem Maura (Joana Fomm). Eles vivem apaixonados, mas o casamento feliz é movimentado pela chegada da estranha cantora de rock Natasha (Claudia Ohana), que esconde um segredo: é vampira e fez um pacto com o conde Vlad (Ney Latorraca). Com muita aventura e um bom ritmo, a trama embalou o público infanto-juvenil e rendeu uma série de produtos licenciados, de bonecos a álbuns de figurinha.
Em entrevista ao Memória Globo, Jorge Fernando relembrou a primeira cena gravada da trama, que teve locações fora do país. "A gente começou gravando em Veneza com uma música sacra meio dance e eu botei no último volume e Ohana dançava e de repente chegou polícia e coisas do tipo, mas a música era proibida na Itália e a gente foi preso", conta.
"Vamp foi uma novela muito gostosa, meu personagem era o Popeye, o herói da criançada", acredita Reginaldo Faria. "Eu percebi que o público me venerava, em todo lugar que eu ia eu era chamado pelo nome do meu personagem".
O fenômeno também foi sentido por Joana Fomm: "Quando eu parava no sinal, era impossível sair, juntava um bando de crianças em volta", relembra.
Vamp foi exibida entre 15 de julho de 1991 e 8 de fevereiro de 1992 e teve reprises no Vale a Pena Ver de Novo e no canal Viva. A novela também ganhou uma quase-continuação, O Beijo do Vampiro, que estreou em 2002