CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Especial / Dia da Mulher

MULHER DO DIA: Bibi Ferreira

A CARAS Online fez uma homenagem à nossa grande diva do teatro no Dia da Mulher: Bibi Ferreira

Redação Publicado em 04/03/2013, às 09h07 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bibi Ferreira - Selmy Yassuda
Bibi Ferreira - Selmy Yassuda

Filha do ator Procópio Ferreira e da bailarina espanhola Aída Izquierdo, a atriz, cantora, diretora e compositora Abigail Izquierdo Ferreira, ou Bibi, como é conhecida em todo o país, é considerada uma das maiores estrelas do teatro brasileiro. Múltipla por herança sanguínea e artista por natureza, Bibi Ferreira estreou no teatro aos 24 dias de vida na peça Manhãs de Sol, substituindo uma boneca que desaparecera pouco antes do início do espetáculo.

Após a separação de seus pais, Bibi passou a viver com a mãe, que foi trabalhar na Companhia Velasco, um grupo de teatro de revista espanhola, fazendo-a então, adotar o espanhol como seu primeiro idioma até os quatro anos de idade. De volta ao Brasil, adotou o português como idioma, tornou-se a atriz mirim mais aclamada do Rio de Janeiro e encontrou sua grande paixão: a ópera.

Ainda criança, entrou para o Corpo de Baile do Teatro Municipal e fez sua estreia profissional nos palcos em 1941, aos 19 anos, ao interpretar a personagem Mirandolina na peça La Iocandiera. Em 1944, montou sua própria companhia de teatro, reunindo alguns dos nomes mais importantes do teatro brasileiro, como Cacilda Becker, Maria Della Costa e a diretora Henriette Morineau, com quem trabalhou durante longo período.

Ao lado do companheiro Paulo Autran, estreou grandes sucessos musicais no teatro como Minha Querida Dama (My Fair Lady), além de iniciar sua carreira na televisão apresentando o programa Brasil 60 na TV Excelsior. Nos palcos, dirigiu nomes como Marília Pêra, Marco Nanini e Walmor Chagas, além programas de televisão e shows de artistas da música popular brasileira, como Maria Bethânia e Clara Nunes.

Em 2012, aos 90 anos, a artista retornou aos palcos para relembrar sua trajetória no teatro brasileiro com o musical Bibi – Histórias e Canções, com temporadas no Rio de Janeiro e São Paulo.