CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Especial / MEMÓRIA

Cid Moreira e esposa reafirmaram a fé com batismo em Israel: 'Ser cristão'

Há 15 anos, Cid Moreira e Fátima Sampaio visitaram Israel para serem batizados no rio Jordão; jornalista aproveitou viagem para celebrar os 82 anos

CARAS Brasil Publicado em 29/09/2009, às 00h51 - Atualizado em 03/10/2024, às 12h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cid Moreira e Fátima Sampaio - Foto: César Alves
Cid Moreira e Fátima Sampaio - Foto: César Alves

Em 2009, Cid Moreira visitou Israel ao lado da esposa, Fátima Sampaio, para realizar um sonho. Cristão, o jornalista foi batizado aos 82 anos nas águas do rio Jordão pela pastora Jane Silva (59), presidente da Comunidade Internacional Brasil & Israel.

"Sempre me perguntam sobre minha orientação religiosa. Tento ser cristão. Por mais que qualquer um se empenhe, ninguém segue à risca tudo o que Jesus pregou", afirmou Cid Moreira. "Não pertencemos a nenhuma congregação. Temos prazer de estar em uma igreja evangélica ou católica. Deus é onipresente e ama todas as criaturas", completou Fátima.

"Quando comecei a gravar os textos da Bíblia, não imaginava que isso fosse acontecer. Sinto orgulho de essa cerimônia ser realizada no mesmo local em que ocorreu o batismo de Jesus por João Batista", acrescentou o jornalista, no Yardenit, local ao sul do Mar da Galileia visitado anualmente por milhões de fiéis.

Leia também: Cid Moreira recorda como conheceu a esposa, Fátima Sampaio: 'Era repórter'

Visitando Israel pela terceira vez, os dois afirmam que estavam tomados por uma sensação de leveza. "Meus pais, que eram católicos, ficariam orgulhosos de me verem confirmar aqui o que aconteceu quando era bebê e ainda não tinha consciência para decidir minha religião", refletiu a jornalista que, à época, lançava Boa Noite, uma biografia do marido, apresentador por 27 anos do Jornal Nacional.

Fátima e Cid se abraçam após a cerimônia em Yardenit, ao sul do Mar da Galileia | Foto: César Alves
Fátima e Cid se abraçam após a cerimônia em Yardenit, ao sul do Mar da Galileia | Foto: César Alves

Além da realização do antigo desejo na Terra Santa, o jornalista ainda foi surpreendido com uma antecipada festa de aniversário pelos 82 anos. A celebração foi preparada pelo então embaixador do Brasil em Israel, Pedro Motta Pinto Coelho (78), em sua casa, na cidade de Tel Aviv. Ao lado da mulher, Moira (71), o diplomata fez um brinde e pôs nele uma faixa de "Feliz Aniversário" em hebraico.

"Como o Cid é vegetariano, preparei um menu especial com torta de legume e lasanha de champignon. E também fiz o bolo", contou o embaixador, que mostrou ainda dons musicais. Acompanhado ao piano pela irmã, Conceição Cipolatti, ele tocou, na flauta, canções como Dança dos Espíritos, de Christoph Willibald von Gluck (1714- 1787).

A noite foi especial ainda para Ari Peixoto (68). Na época correspondente da Globo em Israel, ele não encontrava Cid há nove anos, estava comemorando 22 anos de união com a jornalista Káthia Mello (64). "Que noite memorável", garantiu Cid, encerrando a festa com a leitura de trecho da Bíblia, que, em novembro daquele ano, seria lançada na íntegra em pen drive.

No dia seguinte, Cid e Fátima ainda viveram outra grande emoção. Em prol da paz, deixaram mudas de aroeiras em um monte de Jerusalém à convite do Keren Kayemet LeIsrael (KKL), fundo nacional de reflorestamento. Depois, os dois receberam um certificado pelo plantio das árvores de Any Zaidenwerg (45), coordenadora do Departamento da América Latina da KKL.

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DE CID MOREIRA EM SEU PERFIL DO INSTAGRAM: