Yves Saint Laurent poderá continuar fabricando sapatos com solado vermelho, segundo juiz
O juiz federal Victor Marrero negou o pedido do estilista Christian Louboutin de impedir a Yves Saint Laurent de comercializar sapatos com solado vermelho nos EUA.
De acordo com o The Huffington Post, o juiz considerou que Louboutin não tem como provar que seu solado precisa de proteção de direitos autorais. "Na indústria da moda, as cores servem a funções ornamentais e estéticas, vitais para uma competição robusta",disse Marrero.
Louboutin havia entrado com um pedido na justiça para impedir que a Yves Saint Laurent fabricasse sapatos com o solado vermelho, o que considera ser sua marca registrada desde 1992. Ele alegava que a concorrente estava causando "confusão, erros e enganos entre o público consumidor" e pedia uma indenização de US$ 1 milhão.
A defesa da Yves Saint Laurent alegou que Louboutin não tem o direito de monopolizar uma cor de sapato que é usada "desde o rei Luis XIV, da França, até Dorothy em 'O Mágico de Oz'"'.
Os sapatos de Louboutin são famosos em todo mundo e sempre aparecem nos pés de alguma celebridade, como Madonna, Sarah Jessica Parker e Scarlett Johansson. Cada par pode custar até US$ 4 mil.