CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Especial / Caras 1000

Etimologia

Com esta edição CARAS entra em seu vigésimo ano, ou duas décadas, palavra que o Português herdou do Grego dekádos, declinação de dekás, designando conjunto de 10. Chega também a sua edição mil, substantivo que tem origem no Latim mille, mil, milheiro.

Redação Publicado em 02/01/2013, às 21h10 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
-
-

Ângulo: do Latim angulus, canto, ponta, do mesmo étimo de angústia, cujo significado é aperto, compressão. Os algarismos de 1 a 9 foram designados pelo número de ângulos de cada um deles. Hoje nós os escrevemos com formas arredondadas, mas originalmente 1 tinha um ângulo; 2, dois ângulos; e assim por diante. Quem os grafou assim, substituindo o modo romano, foi o árabe Abu Jafar Moahmed Ibn Musa el-Kharizm (século IX). Mil designa também grande quantidade e imprecisa: mil coisas, mil e uma noites, mil e uma utilidades, nada a ver com um ou dois a mais do que 999.

Cerca-lourenço: de cercar, do Latim cercare, fazer um circum, cerco, do grego kirkós, anel, ao redor de alguém ou de alguma coisa, e de Lourenço, nome de pessoa, do Latim Laurentius, habitante de Laurento, localidade ligada a loureiro, a árvore de cujos galhos e folhas se fazia a coroa de louros para os vencedores na Roma antiga. Já o nome Lourenço tornou-se comum no Português por causa do espanhol Lourenço (210-258), cujo martírio consistiu em queimá-lo vivo sobre uma grelha, posta em braseiro ardente, por ordem do imperador Valeriano (200-260). Década: do Grego dekádos, declinação de dekás, designando conjunto de 10. O Latim manteve o étimo grego em decada e decadem. Mas o espaço de 10 anos era designado no Latim também por decennium, decênio. Permanece a curiosidade de que, apesar de virtualmente possível, biênio, triênio, quadriênio e quinquênio não são designados quando multiplicados por 10, a não ser muito raramente, como no caso de vintênio. Esta revista completa um vintênio de existência, tempo identificado também por duas décadas ou mil números aproxidamente, tomando-se por base que o ano tem em média 52 semanas.

Expressão: do Latim expressione, declinação de expressio, de exprimir, do Latim exprimire, apertar, pôr para fora mediante compressão. As expressões idiomáticas são formas de dizer e de escrever que não podem ser entendidas literalmente. Abrir o coração para alguém não é fazer uma cirurgia do órgão, é confidenciar algo íntimo; ao se comprar gato por lebre, ser enganado, não se está no ramo da veterinária; engolir sapo não é digeri-lo, é aceitar fazer algo que nos contraria. É o caso também da expressão cerca-lourenço, que de início designou os modos hesitantes utilizados pelos militares do governo federal durante o Estado Novo para prender o beato José Lourenço, devoto do Padim Ciço (1844-1934), que liderava hordas pobres e revoltosas na Serra do Araripe, no Ceará. A indecisão era causada pelo terror vindo do primeiro combate, quando foram mortos o comandante e mais 18 soldados por ele liderados no assalto à aldeia. O cerco acabou em um massacre: mais de mil mortos.

Mil: do Latim mille, mil, milheiro. Este numeral cardinal era designado pelos antigos romanos pela letra M. O número 999 seria identificado assim: CMXCIX. Conquanto a numeração romana tenha cedido à arábica, as formas de dizer e de escrever os números continuaram ligadas ao Latim nas línguas dele derivadas: mil, em Português; mille, em Italiano; mille ou mil, em Francês; mil, em Espanhol. Todavia, há sutis diferenças entre as neolatinas para designar os números. Em Francês o número da revista anterior foi neuf cents quatre-vingt dix-neuf (nove centos quatro vinte dez nove, literalmente). Já no Inglês thousand (mil) e no Alemão tausend (mil), o que se percebe são modos diferentes de seguir o étimo tuvi, do Sânscrito, ligado a hundred, do Nórdico Antigo hundra. Mas mil designa também grande quantidade e imprecisa: mil coisas, mil e uma noites. Quando a mãe repreende a criança, dizendo que já a advertiu mil vezes, não significa que dissera antes 999 vezes.

Tumescer: do Latim tumescere, inchar, crescer, aumentar, cujo étimo está também em intumescer e entumescer. O mesmo étimo aparece no Sânscrito tuvi, origem remota do Inglês thousand e do Alemão tausend para designar o número mil, que etimologicamente designava muitas centenas ou várias vezes o número 120. Os modos de dizer e de escrever por extenso os números são complexos ainda, mas a introdução dos algarismos arábicos na Idade Média veio simplificá-los.