CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Especial / Páscoa

Conheça o cardápio da artista plástica Suzy Gheler para a Pêssach, a Páscoa Judaica

A artista plástica Suzy Gheler mostra sua mesa decorada especialmente para a Pêssach – a Páscoa Judaica, e dá dicas para você arrasar na hora de receber seus familiares em sua festa

Redação Publicado em 06/04/2012, às 20h41 - Atualizado em 07/06/2012, às 23h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Suzy Gheler ao lado de sua mesa decorada para a Pêssach - Caio Guimarães
Suzy Gheler ao lado de sua mesa decorada para a Pêssach - Caio Guimarães

Este ano, a Pêssach – a Páscoa Judaica –, que dura oito dias e celebra a libertação dos judeus do Egito, começa a ser comemorada nesta sexta-feira, 6. Durante esse período, os judeus não podem consumir alimentos que contenham fermento e, para proporcionarem uma bela festa para os seus familiares, adaptam alimentos aos pratos mais variados e preparam um verdadeiro banquete. Suzy Gheler (52), artista plástica paulistana, abriu sua casa para a TV CARAS e mostrou uma mesa decorada especialmente para a celebração.

“Estou trabalhando há dois dias na preparação desta mesa e irei receber doze pessoas esta noite. O principal objetivo da festa é reunir a família, por isso todos devem se sentar à mesma mesa, sendo que o chefe da família senta na ponta”, revela Suzy. “Temos que cumprir quatro obrigações esta noite, entre elas comer o Matzá (pão sem fermento) e beber quatro copos de vinho”.

A artista plástica, que acompanha os preparativos para a festa desde criança, fala dos pratos que costuma preparar na Pêssach. “Essa é a única festa judaica na qual eu cozinho e uso a farinha de Matzá para preparar diversos pratos. Já fiz lasanha para a Pêssach e para este ano preparei um peixe com bolinhas de Matzá”. E acrescentou, contando como são realizadas as atividades destinadas às crianças: “Como é uma festa familiar, as crianças participam conosco durante todo o tempo. No início da festa, um adulto embrulha vários pedaços de Matzá em paninhos brancos e espalha pela casa. Após o jantar, as crianças saem à procura desses embrulhos e, quem achá-los, troca por presente”.

Os tons claros como o branco, predominaram na hora de Suzy decorar sua mesa e, segundo ela, ser criativo é a principal dica para arrasar na hora da produção. “A melhor dica para quem deseja fazer uma mesa linda nesta data é que, mesmo sendo uma festa religiosa, a pessoa deve colocar a criatividade no botão ON e, com um pouco de magia e emoção, fazer algo sensacional”, finalizou.

Confira as dicas de Suzy Gheler para a Pêssach, a Páscoa Judaica: