Universidade de São Paulo promete explorar a saga em vários significados
Quem leu Harry Potter, de J. K. Rowling, e não sonhou em estar entre as paredes de pedra do castelo de Hogwarts, aprendendo tudo sobre feitiços, poções e defesa contra as artes das trevas?
Enquanto isso não é possível, a Universidade de São Paulo [USP] oferece um estudo sobre a saga de modo gratuito! E os requisitos são muito mais fáceis do que um vestibular, também: o aluno deve ter mais de 18 anos, morar em São Paulo e ter lido todos os livros de Harry Potter.
As aulas se iniciam no dia 14 de setembro e se encerram em 19 de outubro. Com duração de 15 horas, elas acontecerão às sextas-feiras entre as 14h e 17h. O curso será ministrado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas [FFLCH].
Cada um dos cinco encontros abordará um tópico diferente, todos focando em linguagem, humanidade e ciências humanas.
A primeira aula fala sobre a importância de personagens além do protagonista para construir uma narrativa. Depois, o assunto estudado será Harry como o clássico herói romanesco. O terceiro e quarto encontro tratam, respectivamente, sobre o crescimento do personagem principal como indivíduo e sobre como os gêneros sexuais foram construídos na obra. E, para finalizar, sobre a recepção crítica, cultural e acadêmica do bruxinho.
As inscrições são feitas on-line pelo site da USP, neste link.