Viviane Araújo malha duas horas e meia por dia para exibir o corpo escultural nos desfiles da Mancha Verde, na sexta-feira 8, em São Paulo, e do Salgueiro, no domingo 10, no Rio
O elevador que conduz ao terceiro andar do barracão da Acadêmicos do Salgueiro, na Cidade do Samba, no Rio, - onde está instalada a sala da presidência da Escola - abre as portas e quem recebe a equipe de CARAS Online é Viviane Araújo (37). De short jeans, camiseta e sapatilhas, ela está em casa e como toda boa anfitriã faz as honras do lugar. Oferece almoço, mostra algumas fantasias e apresenta alguns dos seus súditos. Afinal, Viviane é a rainha da bateria, posto cobiçado em qualquer Escola, e reina absoluta na agremiação vermelha e branca. “Esse ano completo 18 anos de Sapucaí. Passei por várias escolas, mas me encontrei no Salgueiro. Cheguei em 2008 e me apaixonei. Só saio daqui se me tiraram”, diz, em retribuição ao carinho que recebe de todos na agremiação.
Mas não é só no Salgueiro que ela conquistou o coração dos ritmistas. A modelo, dançarina e atriz também é rainha de bateria da Escola de Samba Mancha Verde, de São Paulo. Afetuosa, aprendeu a se dividir entre o carnaval carioca e paulista com a mesma devoção. É pelas duas agremiações que ela vive, durante todo o ano, uma rotina intensa para não decepcionar seus súditos no momento de atravessar a Avenida.
Rainha de bateria desde 1997, quando estreou no posto na Escola de Samba Império da Tijuca, Viviane Araújo é um nome certo nas listas e mais listas das eternas madrinhas dos ritmistas. Mas o que é que ela tem? Carisma, samba no pé e autenticidade. “Fico lisonjeada quando me apontam como referência. Acho bacana porque amo desfilar, mas procuro não colocar isso na cabeça e achar que estou podendo (rs). Estar à frente da bateria é uma coisa mágica, que não tem muita explicação. É o meu lugar, o meu momento”, explica a modelo, que não pensa em aposentar as sandálias nem os biquínis de pedras e brilhos. “Só vou parar quando sentir vontade, quando me tocar que já não dá mais para ser rainha”, avisa.
Com a cabeça totalmente voltada para os dias de folia, esta pronta para brilhar nos sambódromos do Rio e de São Paulo. Ensaios, muita malhação, massagens e dieta. “Eu procuro me manter bem o ano inteiro, mas dois meses antes da folia faço um intensivão. Malho todos os dias, ensaio de três a quatro vezes por semana, faço massagem e fecho a boca”, entrega Viviane, assumidamente boa de garfo. “Adoro comer salgadinho de festas, feijoada, pizzas. Mas, nesse período, corto tudo. Tenho que cortar para ficar com a barriga sequinha. Não como sal, doce, molhos, temperos, mas se estiver com muita vontade, vou lá e como sem culpa nenhuma" explica, às gargalhadas.
No ano passado, Viviane ganhou dois milhões de reais do reality show “A Fazenda”. Quase todo guardado - só tirou uma pequena quantia para ajudar o irmão – o prêmio mudou muito pouco a rotina da rainha de bateria, mas a popularidade conquistada rendeu um convite para atuar na próxima novela de Aguinaldo Silva. “Não sei nada sobre a personagem, mas o próprio Aguinaldo me convidou. Ele só pediu para fazer aulas de fonoaudiologia e ter um coach para me ajudar na interpretação. Vou ver isso assim que acabar o carnaval”, promete ela, que adiou o sonho de ter um filho com o jogador Radamés (26) com quem está casada, para depois do folhetim do autor global. "Ser mãe é um desejo, mas não será agora”. Na entrevista à CARAS Online, Viviane fala de sua rotina como rainha de bateria, de casamento, maternidade e, claro, de carnaval.
- Algumas madrinhas de bateria que fizeram história na Marquês de Sapucaí, como Luiza Brunet e Luma de Oliveira, surpreenderam ao anunciar que deixariam o posto. Já pensa em parar?
- Eu não vou ser rainha de bateria vovó, se bem que já tivemos uma vovó e ela era bonitona, gostosa e nova (Alessandra Mattos), mas ainda não penso nisso. Eu só vou parar quando sentir vontade, quando me tocar que já não dá mais para ser rainha. Por enquanto, não bateu isso, meu coração ainda não esta pedindo.
- Aprovou o enredo do Salgueiro?
- Esse enredo tem muito do que eu estou vivendo no momento e até digo que esse samba é a minha cara, tem tudo a ver comigo. O enredo é bom, criativo, ousado, dá para brincar. Acho que vai acontecer. Eu sou suspeita porque sou muito fã do Renato Lage (63), qualquer coisa que ele faça, eu vou achar lindo. Fico encantada com o trabalho, com a perfeição.
- Quando começa a se preparar de fato para brilhar na Avenida?
- Dois meses antes do desfile. Começo a treinar pesado, a fazer dieta. Confesso que faço dieta o ano todo, mas se estiver com muita vontade de comer, eu como. Não resisto, mas depois malho, arrebento na malhação para poder fazer isso. A lei da compensação. Se eu tenho vontade, como sem culpa.
- Como é a sua alimentação?
- Eu preciso tomar café da manhã, gosto de me alimentar bem nessa primeira refeição. Tomo café ou suco, pão light com requeijão ou frios sem gordura. Como de três em três horas e no intervalo, como frutas. Almoço e janto bem. Adoro jantar! Uma proteína, um carboidrato e salada. Eu como muita salada, verduras e legumes à vontade.
- Nos dois meses que antecedem o carnaval você radicaliza mais na dieta?
- Sim, nesses dois meses, a dieta é rigorosa. Corto completamente o açúcar e também o sal. Como clara de ovos. A massa é sem sal, sem molho, sem tempero. Tem que ser, mas eu peço para a minha ajudante colocar um alhozinho, um manjericão, salsinha, só para dar um gostinho, um cheirinho de longe. A minha barriga some, seca completamente, e as gordurinhas das pernas também somem, melhoram o aspecto.
- Tem o acompanhamento de uma nutricionista, de um personal?
- Nutricionista eu não tenho, mas personal, sim. Ele me orienta a comer melhor, a buscar alimentos mais saudáveis, comer de três em três horas, substituir, por exemplo, o arroz pelo macarrão integral para não enjoar e fugir da dieta. O Douglas é muito bom. Mudou muito o meu corpo. Senti muita diferença de antes e depois que eu comecei a malhar com ele.
- Qual o seu peso ideal?
- 63 quilos. Mas já cheguei a 66 e aí fico mais fortona. Estou com 63 quilos e quero estar com 62 quilos no dia do desfile.
- Falta poucos dias... Como será sua alimentação até lá?
- O café da manhã vai ter claras de ovos, cinco ou seis num dia. No outro, substituo por pão com blanquet de Peru, para não enjoar. No intervalo entre as refeições tomo o whey protein na parte da manhã e como frutas na parte da tarde. Vou beber muito líquido, água, suco sem açúcar durante o dia. Tanto no almoço como no jantar como uma proteína magra, assada ou cozida, e salada à vontade. Se sentir fome, como uma fatia de blanquet. Faço tudo direitinho, mas não sou neurótica com essa coisa de dieta, se eu tiver com muita, com muita vontade eu enfio pé na jaca, eu como.
- E os exercícios físicos?
- Faço de duas a duas horas e meia por dia. Malho todos os dias, de segunda a sexta. São 40 minutos de aeróbio, transport ou esteira. Não gosto de bicicleta. Depois pego firme nos aparelhos, aqueles tradicionais de musculação, cadeira, leg press, supino... tudo. Tem dia que faço séries de muito peso e poucas repetições, no outro, muitas repetições e pouco peso. Tem que alternar para não enjoar e também trabalhar tudo.
- Faz aula de dança?
- Eu sambo muito porque desde dezembro são de três a quatro ensaios por semana. Ensaios de duas horas ou um pouco mais, é samba o tempo inteiro. Dá para queimar muitas calorias. Vou a todos os ensaios. Deixo de marcar trabalhos nesses dois meses que antecedem o carnaval justamente para não perder ensaios.
- Qual a dica de Viviane Araújo para manter o corpão?
- Massagem, drenagem linfática, no mínimo duas vezes por semana, e isso é o ano inteiro.
- E o cabelo, é você mesmo quem cuida?
- Sim, eu cuido. Compro cremes bons para o cabelo, faço massagens em casa com touca térmica, abafo com toalha. Vou ao salão para cortar as pontas de três em três meses. Faço as unhas toda semana, mas, nessa reta final, a situação fica crítica rsrs.
- E os cuidados com o rosto?
- Uso creme para os olhos, para os contornos, contra rugas. Sempre limpo bastante a pele, não durmo com maquiagem de jeito nenhum, uso umas máscaras para descansar. O segredo e procurar cremes bons com preços que não pesam no bolso.
- Pode adiantar algum detalhe da sua fantasia?
- Venho com muitas pedras e penas brancas. Bem bonita. Afinal, eu vou ser a segunda a passar na Avenida...
- Como fica no dia do desfile?
- Fico tensa no dia do desfile. Não dá para ficar tranquila, relaxada. Eu não consigo. Fico na agitação, doida para entrar. Sem falar que minha casa fica cheia, um monte de gente, a maior bagunça. Eu praticamente não durmo nesses dias, muito menos na véspera do desfile do Salgueiro. Na noite anterior, vou para a Avenida ver os desfiles das outras escolas. Esse ano, desfilo em São Paulo na sexta, pela Mancha Verde, e vou ver o desfile do Rio no sábado. No domingo, acordo, almoço direto, descanso um pouquinho e vou para Avenida. Gosto de chegar cedo. Faço massagem. Maquiagem e cabelo, faço na Avenida.
Qual o seu ritual antes de entrar no Sambódromo?
Faço uma oração para agradecer por mais um ano nesse mundo. Fico com a boca seca... Não sei, não dá para explicar. E uma coisa mágica. E o meu momento ali.
- Como está seu casamento?
- Meu casamento vai bem...
- Vocês pensam em filhos?
- Ser mãe é um desejo, mas não será agora. Adiei o projeto da maternidade por causa da novela que vou fazer do Aguinaldo Silva, com estreia prevista para o final de 2013. Mas quero ser mãe, com certeza vou ser bem coruja, vou paparicar muito, vou querer fazer tudo.
- Gostaria de ter uma menina ou um menino?
- Ahhhh... Não sei... Eu penso mais em menino e o Radamés também.
- E o que está sabendo da novela?
- Muito pouco, muito por alto. Falei com o Aguinaldo e ele me disse para eu ficar tranquila, que eu podia dizer, sim, que estava escalada para a próxima novela dele. Passando o carnaval, vou mergulhar nos cursos, nas aulas de interpretação, fazer aulas de fono. Aliás, foi até ele que pediu isso. Ter um coach... Vou fazer.
- O que mudou na sua vida depois de "A Fazenda"?
- Eu não mudei nada, continuo fazendo as minhas coisas. Aumentou o assédio. Muito. Crianças, mulheres me param, me beijam, é uma coisa imensa, um carinho enorme.
- O que fez com o dinheiro do prêmio?
- Está guardado. Não mexi em nada. Eu já tinha uma casa e peguei uma partezinha para ajudar o meu irmão. Nunca pensei em ganhar "A Fazenda". Tudo ali é muito real e você não tem a noção de nada, nada que estava acontecendo aqui fora. Eu ia para roça e voltava, mas não sabia sobre números, porcentagem de votos. Fui saber aqui fora. Na última semana, você fica com aquilo na cabeça de que se chegou à final, você pode ganhar, mas não percebi nada.