Marina Ruy Barbosa, Malvino Salvador e outros famosos contam como memorizam suas falas. Aprenda a reter informações com as técnicas dos atores!
Em entrevista ao site oficial do programa Vídeo Show, famosos contam como fazem para decorar páginas e páginas de texto, muitas vezes de um dia para outro. Se você também precisa reter muitas informações em pouco tempo e sempre se perguntou como os atores conseguem, fique ligado nas dicas:
+ Malvino Salvador planeja filhos com Sophie Charlotte
Malvino Salvador - "Para estudar, eu preciso estar muito concentrado. Gosto de ficar sozinho, não gosto de barulho. No local, só pode ter eu. Desligo o telefone e o celular. Primeiro, faço um estudo, faço as minhas anotações, de um modo geral. Acho que a primeira impressão é interessante estar anotada. Depois que eu passei tudo, dou uma nova estudada e descanso. Durmo um pouco, para dar uma refrescada, e volto a estudar. E aí, às vezes, quando eu tenho um número muito grande de texto, e estou muito cansado, sem muita paciência, gravo as minhas cenas. Fica melhor ouvir do que estudar no papel. Passo o meu texto escutando".
+ Marina Ruy Barbosa conta como cuida de seus cobiçados fios ruivos
Mayana Neiva - "Vou direto nos verbos. Também grifo as intenções de falas diferentes com marcadores de cores diferentes, e memorizo através das cores. Mas, normalmente, começo pelos verbos. Ambiente com silêncio também é importante. Até decoro com um pouco de barulho, mas com silêncio faz toda a diferença".
+ No Peru, Bárbara Paz contempla as ruínas de Machu Picchu
Igor Rickli - "Com o tempo, o cérebro vai se exercitando e vai ficando mais ágil. Mas, para mim, é sempre bom estudar um pouquinho antes de dormir e de manhã. Fico batendo o texto umas duas horas e, quando chego para gravar, sai. Em casa, fico no meu cantinho específico, onde gosto de ler, em silêncio. Às vezes, quando eu quero entender a cena mais emocionalmente, gosto de colocar uma música que remeta algumas coisas".
Bárbara Paz - "Em casa, preciso ficar muito quieta para estudar bem. Quando tenho muito texto, pego alguém para bater comigo, para estudar comigo. Mas eu preciso sempre estar reservada. Não consigo estudar em lugares com muita gente. Dependendo da cena, escolho uma música para criar um ritmo, se for uma coisa mais engraçada, entende? Mas prefiro o silêncio, me escutar, falar alto, fazer os meus exercícios vocais sozinha. E antes de entrar em cena, me mantenho em silêncio, bato o texto com o ator e tenho as minhas rezas, tenho um mantra. Também entro sempre com o pé direito no estúdio, isso é fato".
Marina Ruy Barbosa - "Eu tenho facilidade para gravar as falas, tenho uma boa memória fotográfica. Eu dou uma olhada e já consigo lembrar direitinho de tudo na hora de gravar. E para ficar mais natural, costumo não pegar o texto com muita antecedência. Gosto de pegar no dia, sabe, para ficar mais natural. Eu leio assim que os capítulos chegam e, um dia antes de entrar em cena, olho as minhas falas e memorizo".
Pedro Malta - "Não gosto de pegar o texto muito antes. Normalmente, prefiro pegar no dia em que vou gravar a cena, acho que isso ajuda a soar mais espontâneo. E eu sempre gosto de decorar olhando para o espelho. Isso me ajuda muito. Não me importo se tem barulho no ambiente. Para mim, é tranquilo".