Quem conhece o jeito sensual da atriz Jessica Biel esperava que o seu vestido de noiva fosse ousado, talvez até sexy. Mas não foi. Ela escolheu um tradicional modelo “princesa”, assinado por Giambattista Valli, para dizer “sim” ao cantor Justin Timberlake. Porém, não deixou de dar seu toque pessoal: o vestido era rosa. Jessica encantou mulheres em todo o mundo e inspirou noivinhas que estão prestes a subir no altar. Se você é uma delas, saiba como usar a cor no seu “grande dia”.
Para não errar na escolha do modelo, o primeiro detalhe ao qual a noiva deve estar atenta é o seu próprio corpo. “O caimento deve ser perfeito porque a cor chama atenção. Para isso, os modelos leves, que deixam à mostra o colo, ou até mesmo as costas e os braços, são as melhores opções”, afirma Alexandre Krizek, consultor de moda e beleza. “Esses modelos também potencializam o romantismo natural do rosa”, acrescenta.
Tão democrático quanto o branco, o vestido cor-de-rosa está liberado para todas as mulheres. “Os tons mais claros e suaves harmonizam melhor para noivas de pele clara ou que não estão mais no primeiro casamento”, sugere o consultor. “As morenas e negras podem usar os tons quentes de rosa, como o pink, e ficar com a pele iluminada”, completa.
A regra da escolha do tom de rosa também é válida para o horário da cerimônia. “Apesar de a decisão da cor estar relacionada à personalidade da noiva, o rosa claro é mais indicado para o dia, enquanto o escuro ou fluo, é melhor para a noite”, sugere Krizek. Mas, se você tem a pele clara ou quer usar rosa escuro durante o dia, invista nos detalhes. “Detalhes rosa em um vestido clássico branco, como fitas na cintura ou renda, caem muito bem a qualquer hora do dia”, garante o consultor de moda.
O vestido rosa deve harmonizar com o ‘conjunto’ da noiva. Por isso, ela deve prestar atenção nos demais itens que compõem o look. “Buquês neutros em tons de branco ou vermelho combinam com a cor do modelo”, diz Krizek. E como não poderia deixar de ser, os acessórios também são de extrema importância para um visual completo. “Regrinha básica: vestido rosa claro, acessórios prateados; rosa escuro, acessórios dourados”, ensina o consultor.
Por Juliana Cazarine