Veja como lidar com a questão do excesso de peso sem desgastar o relacionamento
Dizer que o parceiro está gordinho e que isso virou um incômodo é um dos assuntos mais difíceis de se lidar no casamento. Até mais do que problemas financeiros ou a educação dos filhos. É o que aponta um estudo realizado pela Universidade do Arizona e pela Universidade de Puget Sound, nos Estados Unidos. Mas, se o excesso de peso incomoda, como abordar a questão sem magoar o outro?
Para o psicólogo Tiago Lupoli, o afeto deve nortear conversas desse tipo. E recomenda: "Antes de falar dos defeitos, primeiro fale do que mais gosta no parceiro. A crítica deve ser construtiva e não agressiva". Ele lembra que o ser humano é competitivo por natureza e que “alfinetar” o outro não resolve e pode gerar brigas intermináveis. Por outro lado, o parceiro acima do peso pode ficar inseguro e obsessivo com o assunto e isso desgasta o relacionamento. Perda de interesse e desejo também costumam acontecer nesses casos. “Por causa da obesidade, há casais que passam a dormir em quartos separados, têm problemas de insônia e até param de fazer sexo”, afirma Lupoli. Foi o que aconteceu com a americana Betsy Schow, que lançou um livro contando sua experiência.
Mas é preciso refletir até que ponto a estética é importante no relacionamento. “Se o casamento não vai bem, o excesso de peso é apenas a ponta do iceberg", diz o psicólogo. Seja problema de peso ou qualquer outro, lembre-se: a melhor solução em um casamento começa pelo diálogo e pelo respeito mútuo. Por isso, ao conversar, tenha em mente a máxima: mais amor, por favor!
Como lidar com a questão dos "quilos a mais"
- Ao falar do sobrepeso do parceiro, não julgue, evite ser agressivo ou irônico, e não faça brincadeiras de mau gosto
- Fale das qualidades de seu parceiro e só depois cite os “defeitos”. Seja gentil e deixe claro que se preocupa com sua saúde
- Valorize o vínculo entre vocês: combinem de fazer atividades físicas juntos, como ir caminhar no parque ou andar de bicicleta
- Apoie as tentativas de mudança na dieta evitando levar doces para casa, por exemplo.
- Não diga "Não acredito que você vai comer isso!" nem "Essa roupa ficou ridícula!". Isso só vai frustrá-lo e estimula a agressividade entre o casal.
E atenção: cuidado para não "sabotar" inconscientemente o parceiro em suas tentativas de emagrecer. Que tal dispensar a sobremesa em um jantar a dois?
Por Ana Paula de Andrade